Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Marinha persegue ‘chuponas’ no mar

Duas lanchas da Polícia Marítima e da Marinha Portuguesa perseguiram, na madrugada de ontem, a sul da barra de Vila Real de Santo António, três embarcações espanholas que se dedicavam à pesca ilegal. A Autoridade Marítima não logrou deter as embarcações, que fugiram para a zona exclusiva marítima espanhola, mas identificou-as, o que irá permitir a instauração dos respectivos processos de contra-ordenação.
31 de Outubro de 2008 às 00:30
Mar junto a Vila Real de Santo António é local privilegiado para a pesca ilegal de embarcações espanholas
Mar junto a Vila Real de Santo António é local privilegiado para a pesca ilegal de embarcações espanholas FOTO: José Carlos Campos

"Detectámos as três embarcações espanholas, equipadas com sistemas hidráulicos que permitem ‘chupar’ o fundo mar, pelo que são denominadas ‘chuponas’, a operar a sul da barra de Vila Real de Santo António, junto à linha de fronteira, sem licença e numa arte altamente proibida no nosso país", explicou ao CM, Rocha Pacheco, capitão do Porto de Vila Real.

Duas das embarcações fugiram de imediato, em grande velocidade, enquanto a terceira escapou, por pouco, à abordagem.

"Desobedeceu à ordem de paragem, fugindo velozmente. Além do processo de contra-ordenação, vai ser alvo de um processo-crime por desobediência à autoridade", afirmou Rocha Pacheco.

Os militares das lanchas conseguiram, apesar da fuga, identificar os três barcos. "Proprietários e mestres vão ser alvo de uma coima que varia entre 2500 e 49 000 euros e o processo do mestre que desobedeceu à ordem de paragem, irá ser enviado para o tribunal local", explica o comandante da Marinha.

"A cooperação existente entre as autoridades dos dois países vizinhos tem permitido diminuir a actividade ilícita na zona marítima exclusiva portuguesa", garante o oficial, que lembra "a actividade nefasta das ‘chuponas’, consideradas autênticos predadores para as espécies piscícolas".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)