Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

"Mordi o polícia para não sufocar": Defende-se mulher que acusa PSP de agressão na Amadora

Cláudia Simões foi constituída arguida por resistência e coação sobre o polícia e acusa-o de ter agido com violência injustificada.
João Carlos Rodrigues e Sérgio A. Vitorino 23 de Janeiro de 2020 às 01:30
Cláudia Simões
Momento da detenção foi filmado por vários populares
Cláudia Simões
Momento da detenção foi filmado por vários populares
Cláudia Simões
Momento da detenção foi filmado por vários populares
"Ele fez-me um mata-leão [golpe de imobilização com um braço em torno do pescoço] e mordi-o para não sufocar. Mas o pior foi no carro patrulha e à entrada da esquadra. Estava algemada e ele deu-me murros e pontapés na cabeça até eu deixar de ver. E só parou quando um colega disse que era melhor chamar os bombeiros pois estava a sangrar muito". Cláudia Simões relata ao CM as agressões que diz ter sido alvo no domingo à noite por um agente da PSP da Amadora, após ter sido detida devido a uma discussão com um motorista de autocarro por causa do passe da filha de oito anos.

Cláudia Simões, 42 anos, desempregada, foi constituída arguida por resistência e coação sobre o polícia e acusa-o de ter agido com violência injustificada. "Quando me meteram no carro, ele foi atrás comigo. E logo começou a bater e chamar nomes. Os colegas, que iam à frente, aumentaram o som do rádio para ninguém me ouvir a gritar". Cláudia apresentou queixa contra o polícia em questão, que garante nunca ter visto antes, e diz querer "justiça". 


Já esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito, instruído pela Inspeção Geral da Administração Interna. A Direção Nacional da PSP, que na segunda feira disse que foi "usada a força estritamente necessária para a algemarem", também já instaurou um processo de averiguações. O agente está de baixa.

O Movimento Zero alertou esta quarta-feira para apelos nas redes sociais à realização de "caçadas" a polícias e famílias.
Cláudia Simões Direção Nacional da PSP Amadora crime lei e justiça polícia inquérito
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)