Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Municípios algarvios querem combater a seca com água do mar

Autarcas de dezasseis municípios da região discutiram o problema da falta de água.
Tiago Griff 24 de Dezembro de 2019 às 08:53
Populações de zonas isoladas do concelho de Castro Marim estão a ser abastecidas por camiões-cisterna
Populações de zonas isoladas do concelho de Castro Marim estão a ser abastecidas por camiões-cisterna FOTO: Nuno Alfarrobinha
Os responsáveis dos dezasseis municípios algarvios estiveram reunidos para debaterem soluções para o problema da seca, que tem assolado a região, em especial no decorrer deste ano. Em discussão esteve a possível construção de uma nova barragem e até de uma central de dessalinização da água do mar como forma de mitigar os problemas que têm origem no constante crescimento do fenómeno das alterações climáticas.

"Queremos aumentar a capacidade de armazenamento da nossa água e também aumentar a capacidade de água potável na região e, para isso, é importante uma nova barragem e uma central de dessalinização, que não existe na região", referiu ao CM António Pina, presidente da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, na sequência da reunião que juntou representantes de todas as autarquias da região.

Para aprofundar conhecimentos, o também autarca de Olhão revelou que está prevista uma viagem a Espanha, para visitar centrais de dessalinização.

A curto prazo, segundo referiu ao CM António Pina, as soluções para estes municípios algarvios passam por "apostar numa mudança de hábitos de consumo de água, apostar na promoção da reutilização das águas residuais para usos urbanos e de rega e equacionar a alimentação de aquíferos".
Ver comentários