Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Polícias ordenados a ficar a 5 metros de cidadãos durante Estado de Emergência

Detenções só com capacete e viseira descida.
Sérgio A. Vitorino 23 de Março de 2020 às 08:14
Viatura da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa junto ao viaduto Duarte Pacheco
Viatura da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa junto ao viaduto Duarte Pacheco FOTO: João Cortesão

A PSP deu ordem aos agentes para não se aproximarem a menos de 5 metros dos cidadãos que abordem e que privilegiem ficar no carro e comunicar por altifalante, refere um despacho a que o CM teve acesso. Os polícias têm um guião de como abordar as pessoas.

"Devem pedir para que tenham as mãos à vista e privilegiar o contacto através do sistema de alta voz, evitando sair da viatura policial", refere. Iniciam a interação referindo que o País está em estado de emergência e que por isso só é permita a circulação nos casos previstos. Depois perguntam o motivo de estarem na rua. Caso o cidadão esteja a incumprir, é ordenado o regresso a casa.

Se persistir, será detido por desobediência: os agentes devem colocar o equipamento de proteção individual e se possível o capacete de ordem pública com viseira descida. O transporte de detidos infetados ou suspeitos de terem Covid-19 será em viatura médica para um local de confinamento determinado "e nunca para as instalações policiais".

A PSP iniciou às 00h00 de ontem a fiscalização em todo o País.

GNR com abordagem pedagógica
A GNR lançou a operação Covid-19 Contenção com uma "primeira dimensão pedagógica", de fiscalizar medidas e regras e apelar aos cidadãos para que permaneçam em casa, explicou ao CM o capitão David Ferreira. Mas que pode avançar para "uma dimensão repressiva, para encerrar estabelecimentos e participar crimes de desobediência" de quem não cumpra o estado de emergência.

Fonte oficial desta força de segurança confirmou ao CM que as patrulhas têm ordens para realizar detenções, mas irão operar sem meios de proteção individual, recorrendo aos mesmos em caso de constatação de perigo.

GNR PSP País Covid-19 Contenção questões sociais crime lei e justiça polícia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)