Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Polícias querem mais proteção contra a Covid-19

Ministério garante já ter distribuído 206 mil máscaras à PSP.
Miguel Curado 11 de Maio de 2020 às 08:36
Sindicatos da Polícia denunciam a falta de máscaras, luvas e gel desinfetante. Em ações de fiscalização, alguns agentes surgem apenas de viseira, sem uso de máscara, tal como é aconselhado pelas autoridades de saúde
Sindicatos da Polícia denunciam a falta de máscaras, luvas e gel desinfetante. Em ações de fiscalização, alguns agentes surgem apenas de viseira, sem uso de máscara, tal como é aconselhado pelas autoridades de saúde FOTO: José Reis
Os agentes da PSP queixam-se de que precisam de um reforço dos materiais de proteção contra a Covid-19. E, segundo dois sindicatos denunciam ao CM, faltam máscaras, luvas e gel desinfetante. O Ministério da Administração Interna responde que foram entregues, desde meados de março, cerca de 1,5 milhões de equipamentos de proteção, não só à PSP, como também à GNR, SEF e bombeiros.

Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP), explica ao CM já ter pedido a entrega de máscaras reutilizáveis (pelo menos 3 ou 4) a cada polícia. "Admitimos que a tutela entregou as viseiras e cada polícia tem máscaras descartáveis caso precise. Mas segundo recomendações recentes da Direção-Geral da Saúde, importa usar proteção reforçada", diz.

Peixoto Rodrigues, presidente do Sindicato Unificado da PSP (SUP), afirma que "não há neste momento material de proteção nos comandos da PSP". "Se os polícias precisarem de gel, máscaras ou luvas, têm de pagar do próprio bolso", assegura. "O MAI deve fazer nova entrega urgente de mais material de proteção", pede.

Contactada pelo CM, fonte oficial do MAI diz que já foram distribuídas, desde o início da pandemia, e só à PSP, 206 mil máscaras cirúrgicas e de tipo FFP2. Além disso, os polícias receberam ainda 160 mil luvas, bem como gel desinfetante. "Nenhum deste equipamento comporta qualquer tipo de encargo para os elementos da PSP", garante a tutela.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Covid-19 PSP GNR Ministério da Administração Interna SEF MAI crime lei e justiça polícia coronavirus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)