Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

PSP já identificou alguns dos adeptos que terão insultado Marega em Guimarães

Trabalho de identificação dos adeptos está a recorrer "a videovigilância do estádio e testemunhos".
Sérgio A. Vitorino 18 de Fevereiro de 2020 às 11:46
Marega, FC Porto
Marega, FC Porto FOTO: José Gageiro / Movephoto

A PSP já identificou "diversos" adeptos do Vitória que entoaram "cânticos e insultos" racistas ao futebolista Moussa Marega, do FC Porto, que levaram o atleta a abandonar aos 70 minutos o jogo do passado domingo, em Guimarães, confirmou ao CM fonte oficial da Polícia.

A mesma fonte recusou-se a adiantar o número de identificados "uma vez que há expetativa de identificar ainda muitos mais".

A identidade dos suspeitos de racismo está a ser encaminhada para os autos do processo-crime a cargo do Ministério Público de Guimarães. É transmitida ainda à Autoridade Contra a Violência no Desporto "para procedimentos não criminais". 

O trabalho de identificação dos adeptos está a recorrer "a videovigilância do estádio e testemunhos". A PSP afirma ter empenhadas na investigação equipas da PSP de Guimarães e elementos do Ponto Nacional de Informações sobre Desporto, "a entidade nacional designada como ponto de contacto permanente para o intercâmbio de informações relativas aos fenómenos de violência associada ao desporto, nacional e internacional".

O superintendente Luís Elias adiantou que no momento é difícil ir à bancada identificar centenas de pessoas. Como tal, esse processo é feito a posteriori. 

Como prevenção, o superintendente defende que a melhor medida é a interdição dos adeptos nos estádios. No entanto, salienta ainda que a polícia não deve ser o principal ator no combate aos comportamentos violentos mas sim os principais interessados.

Luís Elias reforçou que estas atitutes afetam o ambiente que deveria ser saudável e pede o apoio de outras entidades.  

Vitória de Guimarães FC Porto PSP Moussa Marega Guimarães desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)