A PSP tem a decorrer uma campanha nacional de entrega voluntária de armas, bem como de renovação de documentos de posse de armas. O Departamento de Armas e Explosivos (DAE) empregou cinco viaturas, que desde o final de 2018 já percorreram vários pontos do País.
Segundo o diretor do DAE, o superintendente Coelho Moura, "realizaram-se 48 ações em 2018, e oito em janeiro e fevereiro deste ano, com a entrega voluntária, em 2019, de 71 armas". Os agentes do DAE já renovaram 38 licenças de uso e porte de arma, e receberam 18 pedidos de licença de detenção de armas no domicílio.
"A ideia é descentralizar estes serviços, evitando que especialmente os idosos proprietários de armas tenham de se deslocar a Lisboa para tratar destes assuntos", concluiu Coelho Moura.