As chamas deflagraram, por volta das 15h40 desta quinta-feira, junto à aldeia de Nabais, em Gouveia, no distrito da Guarda. Trata-se de um novo incêndio na serra da Estrela, a cerca de três quilómetros da localidade de Folgosinho, já consumida pelas chamas durante a última semana.
O incêndio dividiu-se em duas frentes e rapidamente tomou grandes proporções. O flanco esquerdo do incêndio está praticamente dominado com recurso principalmente ao combate aéreo.
Nesta altura, o vento descontrolado dificulta os trabalhos dos bombeiros.
"Começou na União de freguesias de Melo e Nabais e está a evoluir pela encosta acima e já está na freguesia de São Paio e dentro da freguesia de Gouveia cidade, e em direção ao Curral do Negro, onde está o nosso parque de campismo e uma área de excelência de Gouveia", disse Jorge Ferreira, o vice-presidente da Câmara.
"Pelo caminho, passa naturalmente pelo Parque Ecológico de Gouveia, uma área que nos preocupa bastante, onde temos a nossa fauna local", contou. O autarca admitiu que estão "a tentar juntar meios nestas duas áreas, quer no parque de campismo do Curral do Negro, quer no parque ecológico de Gouveia, para conter a situação" no concelho.
Jorge Ferreira adiantou que "não há populações em risco", o incêndio está numa encosta de "mato e floresta, mas está a evoluir rapidamente".