Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Sapador florestal ferido durante combate às chamas em Alijó

Incêndio tem várias frentes e estão a ser posicionados meios. Mais de 200 bombeiros no terreno.
Lusa 6 de Agosto de 2020 às 14:53
Bombeiro
Bombeiro FOTO: Pedro Brutt Pacheco
O incêndio que deflagrou na quinta-feira, em Alijó, distrito de Vila Real, "partiu-se em várias frentes" e estão a ser colocados meios em todos elas, disse esta sexta-feira fonte da Proteção Civil.

O alerta foi dado pelas 12h00 de quinta-feira e o fogo teve início perto da zona industrial de Alijó.

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, pelas 00h00 estavam mobilizados para este fogo 223 operacionais e 71 viaturas.

O comandante operacional distrital de Via Real, Álvaro Ribeiro, apontou que os meios estão a ser colocados nestas várias frentes viradas para a zona de Carlão, mas frisou que a aldeia não está em perigo.

Durante a tarde o fogo esteve quase controlado, no entanto, segundo o responsável, numa altura em que os aviões tiveram de fazer um reabastecimento e as máquinas de rasto estavam no local, apareceu vento forte que deu mais intensidade às chamas e o trabalho que estava a ser feito "perdeu-se".

No início do fogo, um trabalhador de uma empresa que estava a prestar serviços à rede elétrica sofreu ferimentos, foi assistido pelo INEM e transportado para o hospital de Vila Real.

Entretanto, o município de Alijó informou a população que a falta de água que se verificou em várias localidades do concelho se deveu ao corte de eletricidade provocado pelo incêndio".

Durante o dia foram registados nove incêndios neste distrito.

Também em Sabrosa, durante a tarde, o fogo que deflagrou em Roalde causou preocupações por estar a queimar pinhal e estar a lavrar próximo de aldeias e foi dado como dominado pelas 22h45.

Neste teatro de operações permanecem 132 operacionais e 39 viaturas.

O distrito de Vila Real está em estado de alerta especial de nível vermelho.

Alijó Proteção Civil acidentes e desastres incêndios questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)