Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Registados 31 casos de fuga ao confinamento obrigatório

Incumprimento do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência.
Diana Santos Gomez 10 de Agosto de 2020 às 07:55
PSP tem realizado operações de fiscalização no âmbito da pandemia
PSP tem realizado operações de fiscalização no âmbito da pandemia FOTO: Nuno Alfarrobinha
OComando Distrital da PSP de Faro deteve, em flagrante, no Algarve, três pessoas infetadas com Covid-19 por não cumprirem o confinamento obrigatório determinado pela Autoridade de Saúde Local no âmbito da pandemia. O comissário da PSP Hugo Marado adiantou ao CM que, após serem abordados, "os três detidos acataram as ordens e regressaram ao seu domicílio".

Estes três casos integram uma lista de 31 cidadãos infetados com o novo coronavírus que foram detetados pela PSP a escapar ao confinamento desde o dia 18 de março e até ontem.

Recorde-se que foi determinado o confinamento obrigatório para pessoas contagiadas e o incumprimento constitui crime de desobediência. A penalização é determinada pelo tribunal. Nos últimos cinco meses, a PSP deteve também, na região, 38 pessoas por consumo de álcool na via pública, proibição que vigora em todo o País. Na região foram ainda fechados 33 estabelecimentos por não cumprirem o encerramento e os horários. 


A maioria diz respeito a 13 restaurantes e cafés, seguidos de nove cabeleireiros, seis bares e algumas barbearias.A PSP confirmou ao CM que recebe denúncias de incumprimentos mas, "a maioria não se confirma", explicou ainda o comissário Hugo Marado.Em relação às ocorrências, têm diminuído neste verão.

Questionado sobre os meios, admite que, "seria bom ter mais recursos" mas, "a missão tem sido cumprida com a dedicação dos profissionais".
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Algarve Covid-19 Comando Distrital da PSP de Faro Autoridade de Saúde Local Hugo Marado questões sociais
Ver comentários