Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Surfista sofre ataque epilético dentro de água em Aljezur

Nadadores-salvadores resgataram a vítima, uma mulher lituana de 37 anos, inanimada.
Ana Palma 1 de Agosto de 2020 às 09:35
Meios de socorro no local
Meios de socorro no local FOTO: Direitos Reservados
A surfista, de 37 anos, lituana, estava a praticar a sua modalidade favorita na ponta mais afastada da praia do Amado, em Aljezur, quando sofreu um ataque epilético, tendo ficado de imediato em situação de pré-afogamento.

O alerta foi dado pelas 10h30 de quinta-feira. "A vítima foi retirada da água pelos nadadores-salvadores, que foram alertados por populares para a existência de um corpo a boiar no mar", referiu ontem ao CM o comandante Conceição Duarte, da Capitania do Porto de Lagos. "A surfista estava inconsciente, tendo os nadadores-salvadores iniciado as manobras de reanimação", esclareceu aquele responsável, adiantando que "foi de imediato chamada ao local ajuda diferenciada", nomeadamente meios de emergência médica.

"A vítima esteve inconsciente cerca de 15 minutos mas foi possível reanimá-la. Foi estabilizada e transportada para o hospital, com recurso a um meio aéreo de emergência do INEM", referiu Conceição Duarte. Segundo o CM apurou, depois de ser reanimada, a surfista já estava consciente, compreendia e respondia às perguntas que lhe faziam. O INEM, os Bombeiros Volunyários de Aljezur, elementos do projeto ‘Seawatch’ e da Polícia Marítima estiveram envolvidos no socorro.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)