Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Surfistas ajudaram a resgatar náufragos em Albufeira

Embarcação marítimo-turística virou-se na zona de rebentação, na praia da Galé.
Ana Palma 30 de Outubro de 2020 às 10:12
Surfistas resgataram vítimas
Náufragos  foram assistidos no areal
Barco ficou muito danificado
Surfistas resgataram vítimas
Náufragos  foram assistidos no areal
Barco ficou muito danificado
Surfistas resgataram vítimas
Náufragos  foram assistidos no areal
Barco ficou muito danificado
"Estávamos na praia a olhar para o mar, pois a rebentação estava forte. Percebemos logo que o barco se ia virar e fomos a correr. Conseguimos ajudar a resgatar as pessoas e trazê-las para terra." Miguel Figueiras, de 38 anos, surfista e nadador-salvador, foi um dos primeiros a chegar ao local onde uma embarcação marítimo-turística, com 12 passageiros (com idades entre os 13 e os 72 anos) e dois tripulantes a bordo, naufragou na zona de rebentação na praia da Galé, em Albufeira, depois de ter sido apanhada por duas ondas, esta quarta-feira à tarde.

Com a ajuda dos surfistas Ricardo Loureiro, 40 anos, e Mauro Ferrão, 39, bem como de outras pessoas que estavam na praia, Miguel conseguiu pôr todos os náufragos em segurança.

"O caso mais complicado foi o de uma grávida, que ficou presa no barco e tinha um ferimento na cabeça mas que, felizmente, consegui salvar", revelou ao CM. A bordo estavam também dois menores, ambos de 13 anos. Os passageiros eram ingleses, franceses e holandeses. Os três salvadores não têm dúvida de que, neste caso, houve "erro humano", um facto que está a agora a ser apurado pela Polícia Marítima, que já abriu um inquérito nesse sentido.

Tal como o CM noticiou, as vítimas foram assistidas no local pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira e pelo INEM.
Todos os feridos foram transportados para unidades de saúde (seis para Faro, quatro para Albufeira e dois para Portimão). Estão fora de perigo.
Albufeira Miguel Figueiras Galé acidentes e desastres salvamento / busca questões sociais
Ver comentários