Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Surfistas salvam criança e homem estrangeiros em praia sem vigilância

Instrutores de surf socorreram os banhistas, que estavam a mais de 200 metros da costa.
José Carlos Eusébio 12 de Julho de 2019 às 08:49
Praia de Monte Clérigo vai ter nadadores-salvadores até segunda-feira, diz Agência Portuguesa do Ambiente
Praia de Monte Clérigo vai ter nadadores-salvadores até segunda-feira, diz Agência Portuguesa do Ambiente FOTO: Tiago Pais
Uma criança e um homem estrangeiros, aparentando cerca de 10 e 40 anos, foram salvos por dois instrutores de surf, na passada quarta-feira, na praia de Monte Clérigo, concelho de Aljezur. Esta zona balnear encontra-se sem nadadores-salvadores em pleno verão.

"Eles estavam em dificuldades a cerca de uns 200 a 300 metros do areal. Eu e um outro instrutor fomos em socorro deles e, com a colaboração de um outro surfista, que nos ajudou a guiar na água para encontramos a direção certa de volta à praia, conseguimos resgatá-los", contou ao CM a alemã Saskia Garrebeek, instrutora de surf que participou no salvamento.

O homem e a criança, que serão pai e filha, tinham sido levados pela corrente. Estavam assustados mas não necessitaram de assistência médica.

"Contaram-me que há cerca de duas semanas houve outro salvamento feito por surfistas", disse ao CM um frequentador da praia, adiantando que existem "correntes fortes e perigosas".

Tal como CM já noticiou, a praia de Monte Clérigo está ainda sem nadadores-salvadores. Antes do verão, a capitania atribuiu a um privado a concessão de um apoio balnear, que teria de garantir a segurança. Só que a concessão ainda não abriu.

Assim, a obrigação de assegurar a assistência passou para os proprietários de dois restaurantes de praia licenciados pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Esta entidade garantiu ao CM que a situação deve ser resolvida até segunda-feira.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)