Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Trio condenado a penas efetivas no Tribunal de Aveiro por tráfico de droga

Pena mais gravosa foi aplicada a uma mulher, de 44 anos, que durante o julgamento confessou ter traficado drogas enquanto estava grávida.
Lusa 23 de Junho de 2020 às 19:38
Tribunal
Tribunal
Tribunal
Tribunal
Tribunal
Tribunal
Tribunal
Tribunal
Tribunal
O Tribunal de Aveiro condenou hoje a penas que variam entre os dois e os seis anos de prisão efetiva dois homens e uma mulher que se dedicavam à venda a terceiros de droga, nomeadamente cocaína e heroína.

A pena mais gravosa foi aplicada a uma mulher, de 44 anos, que durante o julgamento confessou ter traficado drogas enquanto estava grávida, para sustentar o vício.

"Não vendia para ter luxos ou ter dinheiro. Era mesmo só para consumir. Na altura estava grávida e só consumia cocaína", disse a mulher, que se encontra em prisão preventiva.

Já o seu companheiro, de 43 anos, que também se encontra em prisão preventiva, foi punido com uma pena de cinco anos e meio de prisão.

Um terceiro arguido, de 48 anos, que se encontra em prisão domiciliária, foi condenado no mesmo processo a dois anos de prisão efetiva.

Durante o julgamento, este arguido negou o tráfico, assumindo que se limitou a conduzir a arguida ao Porto para comprar droga, recebendo em troca meia grama de heroína, por viagem, para consumo próprio.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), os três arguidos pelo menos desde setembro de 2018 dedicavam-se à venda a terceiros de droga, nomeadamente cocaína e heroína.

O casal foi detido em 3 de julho de 2019. Durante uma busca à residência, em Ílhavo, foram apreendidas 3,8 gramas de cocaína e um grama de heroína, além de 390 euros em dinheiro, uma balança digital, dois telemóveis e dois blocos de apontamentos.

Antes, no dia 19 de setembro de 2018, a arguida e o amigo foram intercetados pela GNR quando regressavam do Porto, aonde tinham ido comprar droga.

Ao aperceberem que estavam a ser seguidos pelas autoridades, os arguidos atiraram pela janela do carro três embrulhos contendo "40 panfletos de heroína e 176 pedras de cocaína".

A dupla tinha ainda na sua posse três pacotes de heroína, 115 euros em dinheiro e telemóveis.

Na mesma altura, na residência do casal, as autoridades encontraram mais droga e 810 euros em dinheiro.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)