Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Turista alemão morre afogado em praia sem vigilância em Aljezur

Banhista estava com a família, que o viu desaparecer nas ondas de cerca de três metros.
Ana Palma e Rui Pando Gomes 26 de Abril de 2019 às 08:40
A carregar o vídeo ...
Banhista estava com a família, que o viu desaparecer nas ondas de cerca de três metros.
Um banhista alemão, de cerca de 50 anos, morreu esta quinta-feira à tarde afogado na praia da Bordeira, no concelho de Aljezur. O alerta foi dado pelas 13h30, pelos familiares da vítima, que o viram desaparecer nas ondas de cerca de três metros de altura.

"Foram de imediato acionados para o local a Polícia Marítima, os bombeiros de Aljezur, o INEM, a viatura Amarok do Instituto de Socorros A Náufragos (ISN), o salva-vidas de Sagres e um meio aéreo.

A vítima foi detetada no mar, algum tempo após o alerta, tendo sido resgatada pelos nadadores-salvadores da viatura Amarok", referiu ao CM o comandante Conceição Duarte, da Capitania do Porto de Lagos, que coordenou as operações.

"Foram de imediato iniciadas manobras de reanimação, mas a vítima, que esteve cerca de uma hora desaparecida no mar, não recuperou a consciência e acabou por ser transportada, em estado crítico, para o Hospital de Lagos, onde o óbito veio a ser declarado, pelas 17h00", confirmou aquele responsável, frisando que a praia da Bordeira "é considerada perigosa devido aos agueiros e à ondulação, o que, nesta altura do ano, é agravado pelo facto de não haver qualquer vigilância.

PORMENORES
Época extra balnear
A época balnear é fixada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) entre 1 de junho e 30 de setembro. No Algarve, apenas nos concelhos de Albufeira e Lagoa começa mais cedo e acaba mais tarde: entre o dia 15 maio e 15 de outubro.

Afluência de banhistas
Segundo a APA, as épocas balneares têm duração distinta a nível nacional em função do período em que se prevê uma grande afluência de banhistas, tendo em conta as condições climatéricas, as características geofísicas e os interesses sociais ou ambientais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)