Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

UGT vai eleger novo presidente

Após 30 anos de existência, a UGT realiza sexta-feira e sábado, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, o seu XI congresso com a perspectiva de escolher um novo presidente para substituir João Dias da Silva e reconduzir o secretário-geral João Proença para o seu último mandato.
19 de Março de 2009 às 10:52
João Proença
João Proença FOTO: d.r.

O socialista João Proença lidera a central sindical desde Janeiro de 1995 e vai candidatar-se a um último mandato. Por sua vez, o social-democrata Dias da Silva não pretende repetir o mandato, alegando querer dedicar mais tempo à Federação Nacional da Educação e ao Sindicato dos Professores da Zona Norte, que lidera.

 

Um dos pontos de trabalho agendados para o congresso será a revisão dos estatutos da central sindical que vão limitar o número de mandato a dois, ou a três em situações excepcionais, mas que não terão efeitos retoactivos. Serão também definidas as acções a desenvolver nos próximos quatro anos, sob o lema "Vencer a Crise. Construir o Futuro com Emprego e Solidariedade".

Os dois candidatos a substituir Dias da Silva são Alfredo Correia, líder do Sindicato dos Bancários do Norte, e João de Deus, do Sindicato dos Engenheiros da Marinha Mercante.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)