Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

GNR desmantela rede que burlava através de MB Way e detém nove pessoas

Operação em Campo Maior envolveu cerca de 250 militares. Foram apreendidas armas, munições e dinheiro.
Correio da Manhã 18 de Junho de 2020 às 13:05
A carregar o vídeo ...
Megaoperação da GNR desmantela rede que burlava através do MB Way
Nove homens foram detidos esta quinta-feira em Campo Maior, Portalegre, durante uma megaoperação da GNR que desmantelou uma rede que se dedicava à prática do crime de burla através da plataforma tecnológica MB Way. 

Outras 16 pessoas, com idades compreendidas entre os 17 e os 56 anos, foram constituídas arguidas. A operação envolveu cerca de 250 militares e decorreu de uma investigação, desenvolvida há cerca de seis meses, a suspeitos que ludibriavam as vítimas levando-as a enviar-lhes dinheiro através da aplicação. 

No decorrer da megaopeação foram realizadas 19 buscas domiciliárias e 19 em veículos. Foram apreendido dispositivos eletrónicos, documentação, cerca de 3 mil euros em dinheiro, duas caçadeiras, uma arma de ar comprimido, diversas munições calibre 12, 11 doses de haxixe e vários artigos em ouro.

Segundo a força de segurança, o crime de burla através da aplicação 'MB Way' "tem tido um aumento exponencial".

"Só nos últimos meses de 2019 e até à presente data, os prejuízos das vítimas deste tipo de crime ascenderam aos milhões de euros", indicou a guarda, considerando que "a falta de conhecimento sobre o uso da aplicação, a boa-fé das vítimas e, porventura, a necessidade premente de vender bens ou serviços de forma a produzir algum rendimento poderão contribuir para o aproveitamento dos criminosos".

A operação realizada em Campo Maior contou com o reforço do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP), Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC), Direção de Investigação Criminal (DIC) e da estrutura de Investigação Criminal e de Intervenção de diversos Comandos Territoriais da GNR.

GNR MBWay Campo Maior megaoperação burla
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)