Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Vote nos seus heróis CM preferidos

Pode escolher os heróis preferidos através do telefone ou cupão. Contamos consigo.
13 de Maio de 2018 às 01:30
O júri que elegeu os finalistas (da esq. para a dir., em cima): Naide Gomes, Marta Soares, João Vaz, Rui Pereira, Joaquim Peralta, Luís Santana; (em baixo): Manuela Eanes, Armando Esteves Pereira, Joana Amaral Dias e Ana Filipa
O júri que elegeu os finalistas (da esq. para a dir., em cima): Naide Gomes, Marta Soares, João Vaz, Rui Pereira, Joaquim Peralta, Luís Santana; (em baixo): Manuela Eanes, Armando Esteves Pereira, Joana Amaral Dias e Ana Filipa FOTO: Mariline Alves
Ao longo do último ano, o CM noticiou dezenas de casos envolvendo elementos das forças de segurança ou de socorro e cidadãos anónimos que arriscaram a vida para salvar a de outros. Atos de coragem e determinação que merecem todo o reconhecimento.

Da lista de heróis, um júri composto por diversas personalidades da sociedade civil – Naide Gomes (campeã do Mundo), Jaime Marta Soares (presidente da Liga dos Bombeiros), João Vaz (jornalista), Rui Pereira (professor universitário e antigo ministro), Joaquim Peralta (Cáritas), Luís Santana (administrador da Cofina), Manuela Eanes (fundadora do IAC), Armando Esteves Pereira (diretor-geral editorial-adjunto do CM), Joana Amaral Dias (psicóloga) e Ana Filipa (IAC) - escolheu os cinco finalistas de cada categoria: Heróis com Farda e Heróis Civis. Cabe agora aos leitores escolher o Herói dos Heróis. Participe através do telefone ou cupão do jornal. Contamos consigo.

Homenagem CM
Deram a vida para salvar a de outros
O Correio da Manhã presta homenagem a Gonçalo Conceição, Bombeiro de Castanheira de Pera, e ao jovem André Ferreira. Morreram a salvar a vida de outros.

Incêndios de 17 de junho e 15 de outubro marcam 7ª edição dos Heróis CM
A 7ª edição dos Heróis CM fica marcada pela tragédia dos fogos de 17 de junho e 15 de outubro, que roubaram a vida a mais de uma centena de pessoas. Uma catástrofe que poderia ter proporções ainda maiores, não fosse a intervenção de um conjunto de homens e mulheres que arriscaram a vida para salvar a de outros.

Mas houve outros acontecimentos que revelaram a determinação e coragem de agentes da autoridade e cidadãos anónimos, que enfrentaram a morte, mas não abandonaram quem corria perigo.

Todos eles merecem a nossa homenagem.

Votação aberta até 5 de junho
A votação dos Heróis CM 2018, nas duas categorias (com farda e civis), pode ser feita por telefone ou através do cupão que disponibilizamos nesta página, até ao próximo dia 5 de junho, inclusive.

Dê-nos a sua opinião. Participe. Contamos consigo!

-- 

DEZ CANDIDATOS A VOTAÇÃO
São dez os Heróis CM (cinco de cada categoria – com farda e civis) a votação. Diga-nos quem são os seus preferidos.

Bombeiros de Maceira    
Os Bombeiros de Maceira, distrito de Leiria, salvaram 29 pessoas, entre as quais 8 crianças, nos incêndios florestais de 17 de junho. Médica da corporação foi a única a atender no centro de saúde.  
760 200 531  

Bombeiros de Castanheira de Pera    
Foi uma das zonas mais massacradas pelos fogos de 17 de junho. O trabalho desenvolvido pelos Bombeiros de Castanheira de Pera foi elogiado em todo o País pelo seu esforço e coragem.    
760 200 532  

GIPS da GNR
Foi determinante o papel desempenhado pela equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR em Gardete (Amieira do Tejo) durante o incêndio ocorrido a 26 de julho.   
760 200 533  

Marinha Portuguesa   
Cientistas da Marinha em missão no navio ‘Gago Coutinho’ salvaram 15 náufragos do pesqueiro ‘Maria Leontina’ em águas espanholas, ao largo da Madeira, a 16 de junho. Uma missão de alto risco.   
760 200 534 

PSP de Lisboa     
A 11 de agosto, os agentes Miguel Reis e Telmo Costa, da PSP de Lisboa, retiraram uma mulher, de 89 anos, encurralada pelas chamas de um incêndio num prédio da rua Cidade Liverpool.    
760 200 535 

João Pedro - Arganil    
João Pedro, de apenas 7 anos, é um dos heróis da tragédia dos fogos. Convenceu o avô a fugir das chamas, salvando-lhe a vida nos incêndios de 15 de outubro, em Barril do Alva, Arganil.   
760 200 541 

Maria do Céu - Pedrógão Grande
É a heroína de Nodeirinho, uma das aldeias mais afetadas pelo fogo de Pedrógão. Pegou nas pessoas que conseguiu, 12 no total, a maioria idosos, e meteu-as num tanque de água, salvando-as. 
760 200 542 

Nádia Carvalho - Torres Novas   
Salvou uma mulher de morrer afogada, saltando para o rio Almonda a 5 de novembro. Nádia tem 16 anos e é campeã nacional dos 2000 metros obstáculos. Perdeu uma prova enquanto salvava.   
760 200 543 
 
Armando Roque - Treixedo (Sta. Comba Dão)   
Salvou mais de 20 vizinhos do fogo de 15 de outubro. "Coloquei as pessoas num armazém, molhei as paredes, tapei os buracos. Os idosos rezaram o terço. Se morressem, tinha de morrer com eles." 
760 200 544 

António Carvalho - V. N. Rainha (Tondela) 
Um incêndio no interior de uma associação matou 11 pessoas. Mas a tragédia seria bem maior, não fosse a intervenção deste herói: partiu os vidros de uma janela e permitiu a fuga de muitas pessoas.  
760 200 545  
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)