Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Depressão Glória traz vento e chuva forte este fim de semana

Previsão aponta ainda para a possibilidade de queda de neve acima dos 1600 metros.
Correio da Manhã 17 de Janeiro de 2020 às 19:56
Chuva e vento
Chuva e vento FOTO: Pixabay

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera anunciou em comunicado a passagem da depressão Glória por Portugal continental durante este sábado.

Em comunicado, o IPMA informa o vento vai aumentar de intensidade, em especial nas terras altas, onde as rajadas podem alcançar os 110 km/h.

"No sábado dia 18, em Portugal Continental, teremos a passagem de um sistema frontal, associado a uma depressão que será absorvida na circulação da depressão Glória. Prevê-se para sábado períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes na região Centro até ao início da manhã, vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental", pode ler-se. 



A previsão aponta também para a possibilidade de queda de neve acima dos 1600 metros até ao início da manhã e até ao final do mesmo dia. 

Segundo o IPMA, o tempo seco regressa no domingo e deverá manter-se durante o início da próxima semana. No entanto o vento vai ser por vezes forte na faixa costeira ocidental, "com rajadas até 110 km/h nas terras altas, associado a uma descida generalizada das temperaturas", de acordo com o mesmo comunicado.

IPMA estende aviso amarelo a Santarém devido à chuva forte

O distrito de Santarém vai estar sob aviso amarelo na próxima madrugada devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, à semelhança do que já acontecia com os distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, foi esta sexta-feira anunciado.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que o distrito de Santarém vai estar sob aviso amarelo entre as 00h00 e 06h00 de sábado por causa da previsão de "períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes".

Esta manhã, o IPMA já tinha colocado sob aviso amarelo durante a próxima madrugada os distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, igualmente devido à previsão de chuva.

O IPMA também tinha emitido aviso amarelo para os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra por causa do vento forte, prevendo-se rajadas de 90 a 100 quilómetros por hora entre as 03h00 e as 21h00 de sábado.

Ainda sob aviso amarelo estão os distritos da Guarda e Castelo Branco devido à previsão de queda de neve acima da cota de 1.600 metros entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de sábado e entre as 15h00 de sábado e as 00h00 de domingo.

O aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Depressão Glória Portugal Instituto Português do Mar e da Atmosfera questões sociais demografia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)