Gases proveniente do vulcão Cumbre Vieja, na ilha La Palma, Canárias, Espanha, poderão afetar a partir desta quarta-feira a qualidade do ar na Região Autónoma da Madeira.
Revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que “irá manter-se até quarta-feira [hoje] vento do quadrante norte, pelo que o transporte de dióxido de carbono (CO2) e de enxofre (SO2) não deverá ser significativo”.
Contudo, sublinha o IPMA que “a partir de quarta-feira [hoje] está previsto a rotação do vento, que passará para o quadrante sul, pelo que poderão ocorrer alterações da qualidade do ar” no arquipélago.
A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), revelou esta quarta-feira a agência Lusa.
O instituto explicou, através das redes sociais, que a duração da erupção é uma das perguntas que os especialistas fazem frequentemente e, embora não seja fácil de responder, pode ser calculada utilizando os dados conhecidos sobre a duração das erupções históricas que ocorreram na ilha de La Palma.