Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Portugal registou alterações no nível do mar devido à erupção do vulcão de Tonga

Nota explica que "a origem destes registos está relacionada com a onda de choque atmosférica resultante da explosão no vulcão".
Lusa 16 de Janeiro de 2022 às 20:58
Praia da Falésia, em Portugal
Praia da Falésia, em Portugal FOTO: Getty Images
O tsunami desencadeado pela erupção de um vulcão em Tonga, no Oceano Pacífico, provocou em Portugal alterações no nível do mar nos Açores, na Madeira e na zona de Peniche, divulgou este domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"O sinal de maior amplitude, cerca de 40 cm, foi registado em Ponta Delgada, Açores, tendo o fenómeno sido observado na ilha da Madeira (20 cm medidos no Funchal) e no Continente", tendo os valores, aqui, sido genericamente "inferiores a 20 [centímetros], com exceção de Peniche, onde foram medidos 39 [centímetros]", refere o IPMA, numa nota publicada no seu 'site', na Internet.

A nota explica que "a origem destes registos está relacionada com a onda de choque atmosférica resultante da explosão no vulcão, a qual se propagou pelo globo, gerando condições particulares sobre os oceanos que potenciam a geração de um tsunami, neste caso designado por meteo-tsunami de origem vulcânica".

Ver comentários