Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Seis distritos de Portugal continental em alerta amarelo devido à chuva e vento forte

IPMA prevê descida das temperaturas máximas.
Correio da Manhã e Lusa 1 de Outubro de 2020 às 07:00
Dia de chuva no Porto
Dia de chuva no Porto FOTO: Getty Images

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à forte precipitação e vento.

O alerta entra em vigor pelas 21h00 do dia 1 de outubro nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Guarda e prolonga-se até às 06h00 do dia 2.

Estes seis distritos estão também sob aviso amarelo por causa da previsão de vento forte nas terras altas com rajadas até 90/110 quilómetros por hora e no litoral até 70/80 quilómetros por hora entre as 03h00 e as 15h00 de sexta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 09h00 de sexta-feira e as 06h00 de sábado.

O primeiro dia do mês vai ser marcado por períodos de céu muito nublado, com períodos de chuva fraca ou aguaceiros, por vezes moderados, no Minho e Douro Litoral até meio da manhã.

Já para a região Sul, o IPMA prevê possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos durante o período da manhã e início da tarde.

Os termómetros vão registar uma pequena subida da temperatura mínima no litoral e uma descida da temperatura máxima no interior.

Lisboa conta esta quinta-feira com 16 graus Celsius de mínima e 23 de máxima. No Porto, os termómetros vão variar entre os 15 e os 19 graus.

A Guarda será o distrito mais frio com a temperatura a variar entre os 10 e os 16 graus e Faro o distrito mais quente com os termómetros a rondarem entre os 15 e os 29 graus.

Para o arquipélago da Madeira a previsão aponta para céu parcialmente nublado. Porto Santo vai chegar aos 24 graus e o Funchal aos 26.

No arquipélago dos Açores, o céu vai apresentar-se nublado, com possibilidade de aguaceiros no Grupo Central. Santa Cruz das Flores espera 23 graus. Em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta os termómetros sobem até aos 24.

IPMA Instituto Português do Mar e da Atmosfera Portugal meteorologia previsão meteorológica alertas natureza
Ver comentários