Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Chuva intensa inunda ruas no centro de Lisboa. Veja as imagens

Aeroporto Humberto Delgado também foi alvo da força das chuvas.
Correio da Manhã e Lusa 16 de Janeiro de 2020 às 18:31
A carregar o vídeo ...
Chuva forte inundou rua com diversos estabelecimentos comerciais.
A chuva intensa inundou, esta quinta-feira, a Rua das Pretas, no centro da cidade de Lisboa. A rua em causa é perpendicular à Avenida da Liberdade.

Vários espaços comerciais e privados foram invadidos pela água que se juntou nesta zona. Há a registar vários danos materiais.

Numa zona próxima, na Avenida Duque de Loulé, o entupimento de um esgoto está a provocar alguns congestionamentos na circulação do trânsito naquela via.

Segundo o que o CM conseguiu apurar junto de fonte oficial da Proteção Civil, o entupimento deveu-se à chuva intensa que se faz notar esta quinta-feira em todo o País.

Também o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi alvo da força das chuvas. Imagens partilhadas nas redes sociais mostram o momento em que a chuva invade um dos espaços do aeroporto.



Questionada sobre este incidente, a ANA Aeroportos de Portugal confirmou "uma situação de infiltração devida à rotura de uma clarabóia".

"O aeroporto está a realizar uma importante intervenção de reabilitação de coberturas, tendo ocorrido a situação mencionada numa zona ainda não intervencionada. As equipas técnicas agiram de imediato estando a infiltração controlada", informou ao CM a ANA Aeroportos de Portugal.

A zona de Campo de Ourique, em Lisboa, também se encontrava alagada na tarde desta quinta-feira. Nas imagens que chegaram é possível ver a estrada coberta com lençóis de água 






Um outro vídeo mostra a força do vento e da chuva na zona da capital portuguesa junto ao Centro Comercial Amoreiras.



O mau tempo atingiu também a freguesia de Parede, no concelho de Cascais. Um vídeo enviado para a redação do CM mostra a grande quantidade de água que se juntou numa só zona.



Bombeiros registaram 51 ocorrências em Lisboa devido à chuva

O Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa registou 51 ocorrências devido à chuva que caiu esta quinta-feira à tarde na cidade, "maioritariamente inundações" e "sarjetas entupidas", informou à agência Lusa fonte daquela corporação.

"[As ocorrências foram] maioritariamente inundações no espaço público e no espaço privado" devido à queda de chuva, explicou a fonte do RSB, acrescentando que a maioria das ocorrências, registadas entre as 17h21 e as 19h30, foram "sarjetas entupidas e lençóis de água".

De acordo com os bombeiros, há também registo de "lojas com alguns prejuízos no rés-do-chão" e em alguns prédios nos quais os "algerozes não deram vazão", provocando "inundações em algumas habitações".

Informações fornecidas pelo IPMA, estava previsto que esta quinta-feira a chuva caísse com intensidade e frequência, especialmente nas regiões do norte e centro do País. A partir de domingo regressa o tempo seco e o frio com descida significativa das temperaturas mínimas.

Em declarações à Lusa, a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou que até sábado está prevista a passagem de sucessivas ondulações frontais que vão trazer chuva forte.

Esta situação levou já a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir na quarta-feira um alerta para o agravamento das condições meteorológicas, em particular nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga e Porto.

A ANEPC recomenda que seja dada "especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações", uma vez que poderá haver acumulação de água da chuva nas bacias hidrográficas de Lima, Cávado e margem norte do Douro.

Em declarações à Lusa, a meteorologista Maria João Frada indicou que para o final do dia desta quinta-feira está também prevista chuva, mas em geral fraca no Algarve e baixo Alentejo.

Segundo Maria João Frada, na sexta-feira estão previstos aguaceiros fracos durante a madrugada nas regiões do norte e centro do País.

Lisboa Rua das Pretas meteorologia chuva tempo frio
Ver comentários