Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

443 ventiladores chegam a Portugal até sábado

Secretário de Estado da Saúde diz que compra dos aparelhos exigiu "um grande esforço e um grande reforço".
Lusa 3 de Junho de 2020 às 16:15
Ventiladores serão úteis mesmo após o combate à Covid-19
Ventiladores serão úteis mesmo após o combate à Covid-19 FOTO: Direitos Reservados
O secretário da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que chegam esta quarta-feira a Portugal 108 ventiladores e que está prevista a chegada de mais 335 equipamentos em voos sequenciais até sábado.

"Estes 443 ventiladores que se encontravam na Embaixada da República Portuguesa em Pequim juntam-se assim aos 264 que já estão em território nacional, num total de 707 equipamentos, ou seja, 61% do total das compras efetuadas pela ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde] em aquisição central", afirmou o governante durante a conferência de imprensa diária, em Lisboa, para atualizar informação relativa à covid-19.

O Ministério da Saúde adquiriu 1.151 aparelhos, por forma a "duplicar a capacidade de ventilação" para doentes internados em cuidados intensivos, indicou Lacerda Sales, considerando que se trata de "um grande esforço e um grande reforço" que será útil para uma possível nova vaga de pandemia e para o futuro.

"Não só não temos ventiladores perdidos, como também não perdemos o rumo da nossa estratégia de combate a esta pandemia", declarou no final da conferência de imprensa.

Portugal contabiliza pelo menos 1.447 mortos associados à covid-19 em 33.261 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quarta-feira.

Relativamente ao dia anterior, há mais 11 mortos (+0,8%) e mais 366 casos de infeção (+1,1%).

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)