Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Adolescente de 14 anos aguarda consulta com três fraturas após queda de bicicleta

Jovem vai aguardar 20 dias após queda para definir tratamento no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, em Faro.
Diana Santos Gomez 20 de Setembro de 2020 às 10:35
Hospital de Faro
Hospital de Faro FOTO: André Guerreiro
Um adolescente de 14 anos aguarda há quase duas semanas por uma consulta de Ortopedia no Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), em Faro, após ter sofrido uma queda grave de bicicleta, que lhe provocou diversas fraturas.

O jovem entrou no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Albufeira, no dia 5 deste mês, como doente muito urgente. “Através de um raio-x, o médico identificou três fraturas graves na omoplata”, explicou ao CM Eugénia Santos, tia do adolescente. Ainda no SUB, foram-lhe administrados analgésicos para as dores. Entretanto, a criança foi encaminhada para o Serviço de Urgência de Ortopedia do Hospital de Faro, onde, na consulta, foi atendido em “menos de cinco minutos”, afirmou a familiar, acrescentando que o ortopedista “não leu a carta do SUB de Albufeira e não fez questões”.

O médico viu, contudo, a criança a “chorar com muitas dores”, referiu Eugénia. Apesar disso, não receitou medicação. O jovem tinha um hematoma na cabeça e feridas. “Deram-me os pensos para fazer os curativos”. Nessa tarde, voltaram ao SUB de Albufeira pelo fraco atendimento em Faro, e foram no mesmo dia para o hospital de Portimão. O jovem fez mais de 100 km numa tarde para concluir que teria de aguardar 20 dias por uma consulta de Ortopedia. A mesma ficou para o dia 25 deste mês. O CM sabe que a falta de ortopedistas no CHUA é recorrente.

O CHUA disse ao CM que “o utente foi “devidamente assistido” e recebeu o “tratamento adequado”, adiantando ainda que, no final de setembro, haverá quatro novos ortopedistas.
Ver comentários