Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

13 mortos por coronavírus nas últimas 24 horas. Há mais 271 infetados

Marta Temido anuncia subida brutal de recuperados do coronavírus. Deverão ultrapassar os 17 mil amanhã.
Correio da Manhã 23 de Maio de 2020 às 13:10
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Alexandre Azevedo

Portugal regista este sábado 1.302 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 30.471 infetados, mais 271, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este sábado que no boletim de domingo vai existir um aumento brutal no número de recuperados - cerca de 9652 - que deverá catapultar o total de doentes livres do vírus para valores perto dos 17 mil curados.

Em comparação com os dados de sexta-feira, em que se registavam 1.289 mortos, este sábado constatou-se um aumento de óbitos de 1%.

Relativamente ao número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (30.471), os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que há mais 271 casos do que na sexta-feira (30.200), representando uma subida de 0,89%.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (732), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (309), do Centro (230), do Algarve (15), dos Açores (15) e do Alentejo, que regista um óbito, adianta o relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24:00 de sexta-feira, mantendo-se a Região Autónoma da Madeira sem registo de óbitos.

Sete ilhas dos Açores sem casos ativos de infeção
Os Açores registaram este sábado um novo caso de recuperação de infeção pelo novo coronavírus na ilha Graciosa, que deixou de ter casos ativos, sendo agora sete as ilhas do arquipélago sem doentes com covid-19.  

"Registou-se uma recuperação de infeção por SARS-CoV-2, que corresponde a um indivíduo do sexo feminino, com 21 anos de idade, residente na ilha Graciosa, ficando, assim, esta ilha sem qualquer caso positivo ativo", revelou este sábado a Autoridade de Saúde Regional dos Açores, em comunicado de imprensa.

Também nas ilhas Terceira, São Jorge e Faial todos os casos detetados de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, tinham sido já dados como recuperados e as ilhas de Santa Maria, Flores e Corvo não registaram até ao momento qualquer caso.

Pelo quinto dia consecutivo, não foram identificados novos casos de infeção nos Açores, tendo sido realizadas, nas últimas 24 horas, 808 análises nos dois laboratórios de referência da região, a maior parte no âmbito de rastreios.

Desde o início do surto foram confirmados 146 casos da covid-19 no arquipélago, 16 dos quais atualmente ativos (15 em São Miguel e um no Pico), tendo ocorrido 114 recuperações (em seis ilhas) e 16 óbitos (em São Miguel).

A ilha de São Miguel é a que registou mais casos (108), seguindo-se Terceira (11), Pico (10), São Jorge (sete), Faial (cinco) e Graciosa (cinco).

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

coronavírus covid-19 mortos infetados dgs direção geral da saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)