Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Cinco mortos e 342 infetados por coronavírus nas últimas 24 horas em Portugal

20995 pessoas recuperaram da doença até ao momento.
Correio da Manhã 7 de Junho de 2020 às 13:03
coronavírus xx
coronavírus xx FOTO: Bruno Colaço / Correio da Manhã
Portugal registou nas últimas 24 horas mais cinco vítimas mortais, aumentando assim o número total de óbitos para 1479, um aumento de 0,3%.

Há mais 342 novos casos no País, totalizando 34693 pessoas infetadas com a Covid-19, ou seja, um aumento de 1%.

20995 pessoas recuperaram da doença, mais 188 em relação a sábado.

Atualmente, encontram-se internadas 398 pessoas, menos 16 que as registadas ontem. Relativamente aos cuidados intensivos, há mais um doente em relação a ontem, aumentando para 58.

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo (13.073), onde se tem registado maior número de surtos, há mais 255 casos de infeção (+2%).

Na conferência de imprensa diária aos jornalistas, a Ministra da Saúde, Marta Temido anunciou que existem, atualmente, 255 novos casos de Covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, o que representa 75% dos novos casos no País. 

A ministra da Saúde, Marta Temido, acentuou que, dos 342 novos casos de infeção no país, 255 são na região de LVT e, desses, 80 % concentra-se em cinco concelhos.

Sintra regista 273 casos, Lisboa 187, Amadora 171, Loures 135 e em Odivelas foram detetados 88 novos infetados.

ACT vai reforçar a fiscalização no setor da construção civil
O Secretário de Estado, Duarte Cordeiro, anunciou a realização de vários rastreios devido aos surtos nas áreas da construção civil e fábricas, numa operação conjunta entre ARS, INEM, Segurança Social, Saúde Pública e Proteção Civil.

Duarte Cordeiro anunciou que a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) acompanhou no terreno as operações de testagem aos trabalhadores da construção civil e fará um reforço inspeção das autoridades das condições do trabalho deste setor.

Duarte Cordeiro refere os testes de rastreio "em larga escala" feitos na região e alude aos "dados preliminares", que indicam uma percentagem de casos positivos no setor superior ao total de casos.

"O rastreio que foi feito nas últimas semanas resultou da observação de um conjunto de surtos em obras de construção civil, mas também plataformas logísticas da região", frisa Duarte Cordeiro.

"A partir da próxima semana vai haver um reforço da inspeção e fiscalização da ACT neste setor, nesta região", anunciou o secretário de Estado.

De acordo com este responsável, durante o processo de rastreio foram feitas entrevistas no sentido de averiguar carências de apoio social, "nomeadamente a necessidade de apoio temporário".

"Vamos agora fazer o cruzamento das entrevistas com os resultados dos casos positivos que foram identificados", adiantou Duarte Cordeiro, que acrescentou estarem a ser intensificadas, nos cinco municípios, as visitas de equipas mistas no âmbito de situações sociais.

O coordenador da Região de Lisboa e Vale do Tejo disse que também a PSP vai reforçar, "nos próximos dias", a sua ação nestes concelhos.

"Nos próximos dias a PSP vai reforçar a sua ação neste território, quer através da sensibilização, quer da verificação e cumprimento de medidas de restrição impostas. Se necessário, serão encerrados estabelecimentos comerciais que não promovam o cumprimento das regras", frisa Duarte Cordeiro.

Segundo o secretário de Estado, a PSP realizou oito mil verificações de cumprimento de medidas de isolamento, registou cinco situações de desobediência, de que resultaram cinco detenções, e encerrou 12 estabelecimentos nos cinco concelhos.

Reserva Estratégica e mais ventiladores
Marta Temido anunciou que está a ser preparada uma "nova reserva estratégia" de materiais e equipamentos como forma de responder à pandemia. "Não podemos desguarnecer a nossa atenção", relembrou a Ministra da Saúde, que adiantou ainda a previsão para a chegada de mais material ao longo das próximas semanas.

Na segunda-feira de manhã, chegará "mais um voo" com "cerca de 20" ventiladores, acrescentou. No total, Portugal comprou 1.151 ventiladores, dos quais 717 já estão em território nacional ou em trânsito nas embaixadas e 434 estão por entregar.


Rede Nacional de Cuidados Continuados
Acerca das situações vividas nos lares, a Ministra da Saúde sublinha que, atualmente, "a realidade demonstra que é possível enfrentar situações complexas", referindo que são 26 os doentes internados com coronavírus na Rede Nacional de Cuidados Continuados.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
coronavírus covid-19 infetados recuperados mortos dgs dados Direção Geral da Saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)