Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Ginásios abrem, restaurantes com maior lotação e centros comerciais fechados em Lisboa. Tudo o que muda

Terceira fase de desconfinamento arranca na próxima segunda-feira e terá regras específicas na região de Lisboa.
Correio da Manhã 29 de Maio de 2020 às 17:59
António Costa
Antonio costa Bruxelas
António Costa
Antonio costa Bruxelas
António Costa
Antonio costa Bruxelas
O Primeiro-ministro, António Costa, disse esta sexta-feira após Conselho de Ministros que se verifica uma "estabilização" nos casos de covid-19 em Portugal.

"O número de casos positivos mantém-se essencialmente estável, ou seja, apesar de estarmos a testar mais temos menos casos positivos", explicou.

O número de pessoas em cuidados intensivos tem vindo a diminuir e o número de recuperados tem vindo a aumentar, disse o PM.

"As medidas de desconfinamento não têm tido um impacto negativo", frisou Costa. Assim, foram apresentadas as seguintes medidas para a terceira fase de desconfinamento:

Na área metropolitana de Lisboa, até ao dia 4 de junho, vão permanecer encerrados os centros comerciais e lojas do cidadão.

Deixa de ser obrigatório o teletrabalho sempre que possível, e passa a depender de acordo entre a entidade patronal e o trabalhador. Continua a ser obrigatório para doentes imunodeprimidos e doentes crónicos, pessoas com deficiência superior a 60% ou pais com filhos menores de 12 anos ou com deficiência em casa.

Reabrem todas as lojas com área superior a 400 m2, lojas e restaurantes em centros comerciais e desaparece o limite de lotação máxima de 50% nos restaurantes, mantendo-se o distanciamento mínimo de 1,5m. Os restaurantes podem manter a lotação reduzida a 50% ou podem adoptar as novas regras, que obrigam ao uso de "barreiras impermeáveis" entre clientes, como acrílicos.

Salas de espetáculos poderão retomar a atividade na segunda-feira desde que sejam cumpridas as normas definidas pela DGS.

Reabre o ensino pré-escolar e generaliza-se a abertura das creches. Mantém-se a reabertura da época balnear a 6 de junho.

Está autorizada a reabertura dos ginásios a partir de segunda-feira, dia 1 de junho, com novas regras definidas pela DGS.

O Estado de Calamidade foi prolongado em todo o País por mais 15 dias.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
António Costa Primeiro-ministro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)