O número de mortos por coronavírus em Portugal subiu esta quarta-feira para 45. No boletim disponibilizado pela Direção Geral de Saúde (DGS) pode ver-se que o número de infetados subiu para 2995. O documento, que regista mais 10 mortes do que os dados revelados na terça-feira, indica que estão confirmadas 20 mortes na região Norte, 10 na região Centro, 12 na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve.
No boletim disponibilizado esta quarta-feira pela DGS foi ainda revelado que o total de casos suspeitos subiu para 21155 e o número de recuperados mantém-se o mesmo que ontem, 22. A aguardar resultado laboratorial encontram-se ainda 1591 pessoas. Estão nos cuidados intensivos 61 pessoas de um total de 276 internados.Foi momentos depois de terem sido divulgados estes novos dados que o Ministério da Saúde anunciou, em conferência de imprensa, que o País vai entrar na fase de mitigação do coronavírus a partir das 00h00 desta quinta-feira.
O Governo alertou que Portugal vai entrar na "fase mais crítica" da batalha contra a Covid-19 e é exigida, por isso, uma responsabilidade acrescida a todos os portugueses."Temos transmissão comunitária, não exuberante, não descontrolada, mas temos", afirmou hoje Graça Freitas na conferência de imprensa diária que se realiza no Ministério da Saúde, em Lisboa.
A diretora-geral da Saúde disse ainda que a partir da meia-noite desta quarta-feira vai entrar em funcionamento um novo plano para abordar a covid-19.
"Vamos passar das medidas da fase de contenção para as medidas da fase de mitigação. Como em todas as mudanças, a fase de transição pode ter alguma turbulência" porque "não se muda de paradigma assistencial de um dia para outro sem que exista turbulência".
A partir das 00h00 hospitais e centros de saúde vão ter que se adaptar a novas regras para responder a esta fase.
Recorde que Portugal, onde os primeiros casos confirmados da Covid-19 foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de março e até às 23h59 de 02 de abril.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 19.000 morreram.
Em atualização