Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Hospital Amadora-Sintra esclarece que não falta oxigénio e explica sobrecarga

Falha no sistema de oxigénio do Hospital Amadora-Sintra obriga a transferir 48 doentes.
Daniela Polónia e Ângela Gonçalves Marques 26 de Janeiro de 2021 às 20:52
Hospital Amadora-Sintra
Hospital Amadora-Sintra FOTO: Direitos Reservados
Ao que o CM apurou, a rede de oxigénio no Hospital Amadora-Sintra, na Amadora, entrou em sobrecarga esta terça-feira à noite, devido ao elevado número de casos de internamento em enfermarias e cuidados intensivos motivados pelo aumento de casos de Covid-19 registados nos últimos dias em Portugal.

Devido a esta sobrecarga, há doentes já a serem transferidos desta unidade de saúde para outras na zona de Lisboa e Vale do Tejo. Segundo apurou o CM junto de fonte hospitalar, são pelo menos 48 os doentes que esta noite são transferidos para outras unidades de saúde em Lisboa.

Trata-se de uma sobrecarga nas tubagens que fornecem oxigénio aos doentes, garantido fonte do hospital ao CM que não falta oxigénio no Amadora-Sintra e que nenhum dos doentes corre risco de vida devido à situação.

Até agora havia 333 doentes com Covid-19 internados em enfermaria neste hospital e 30 em cuidados intensivos, sendo que no hospital Amadora-Sintra o máximo previsto em plano era de 120 infetados com o novo coronavírus.

"Estamos a fazer um esforço sobrehumano, este número de doentes não é sustentável. Atingimos o limite", conta fonte ao CM.

Dos transferidos, o CM sabe que vários doentes estão com ventilação não-invasiva e irão para o Hospital de Santa Maria, outros estão estáveis e irão ser recebidos no Hospital das Forças Armadas e outros no hospital de campanha da Cidade Universitária.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Santa Maria Hospital Amadora-Sintra Covid-19 Lisboa Amadora Portugal Amadora-Sintra saúde hospitais
Ver comentários