Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Surto de coronavírus no Hospital de São José obriga à retirada de doentes

Haverá pelo menos três doentes infetados, nas áreas de cirurgia e urologia.
João Saramago 8 de Julho de 2020 às 15:41
Hospital de São José
Hospital de São José FOTO: Jorge Paula

O Hospital de São José, em Lisboa, regista um foco de covid-19, situação que levou à retirada de doentes das áreas atingidas pelo novo coronavírus.

Segundo apurou o Correio da Manhã há pelo menos dois doentes infetados na área de cirurgia e um outro em urologia.

O Centro Hospitalar Lisboa Central decidiu pela realização de testes de despistagem a todos os profissionais de saúde.

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, Roque da Cunha, confirmou ao CM a existência de casos positivos no hospital e destacou a decisão da administração de testar todos os profissionais e não só aqueles que apresentam sintomas.


Diretora-geral da Saúde confirma surto no Hospital de São José
A diretora-geral da Saúde confirmou hoje que foi detetado um surto de covid-19 no Hospital de São José, em Lisboa, mas afirmou que é ainda precoce dizer de quantos casos se trata.

Em conferência de imprensa no Ministério da Saúde, Graça Freitas afirmou que "foi detetado um foco e estão a ser feitos testes".

"Sabemos já que foram retirados os doentes das áreas consideradas afetadas e todos os profissionais de saúde e doentes envolvidos vão fazer testes, mas neste momento ainda é precoce dizer o número de casos", afirmou.

Graça Freitas referiu que, além dos testes, os serviços do hospital se estão a "organizar para separar as pessoas que já foram detetadas como positivas e, provavelmente, os seus contactos também".

Segundo o jornal Correio da Manhã, pelo menos três doentes foram infetados nos serviços de Urologia e Cirurgia.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 544 mil mortos e infetou mais de 11,85 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.631 pessoas das 44.859 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Hospital S. José Hospital de São José Lisboa saúde hospitais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)