Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Alerta de tubarão na costa alentejana

Um tubarão-tintureira, com cerca de três metros de comprimento, foi avistado entre as praias do Pego e de Carvalhal, na costa alentejana.
6 de Julho de 2014 às 18:30
O tubarão foi visto a poucos metros da linha de água (foto pequena)
O tubarão foi visto a poucos metros da linha de água (foto pequena) FOTO: Luís Guerreiro

O alerta foi dado perto das 09h30 da manhã pela equipa de nadadores-salvadores da praia do Pego que, inicialmente, julgavam tratar-se de golfinhos.

"Uma das nadadoras-salvadoras, que se encontrava junto à linha de água, avistou o que pareciam ser dois golfinhos, mas rapidamente se apercebeu de que se tratava de um tubarão e deu o alerta", contou ao Correio da Manhã João Silva, nadador-salvador. "Foram minutos de alguma tensão porque a praia já tinha muitos banhistas e foi necessário alertá-los para a presença de um tubarão nas proximidades", acrescentou o coordenador.

A bandeira vermelha foi hasteada e alguns dos banhistas retirados de dentro de água como medida de precaução. "Quando vi a bandeira vermelha fiquei curiosa até que os nadadores-salvadores informaram que estava um tubarão dentro de água. Vi as pessoas juntarem-se à beira-mar e também fiquei curiosa, foi quando vi o vulto escuro a nadar junto à praia durante algum tempo", adiantou Mariana Marques, que não se assustou com a presença do animal.

Ao que tudo indica, o tubarão-tintureira que "apresentava alguns ferimentos" no tronco, terá percorrido uma extensão de sete quilómetros "junto à linha de água" até que acabou por se afastar e desaparecer ao largo da costa, duas horas depois do alerta.

As autoridades marítimas optaram por seguir os movimentos do animal por terra e mar e içar a bandeira vermelha à passagem do tubarão. "É comum ver estes animais junto à costa mas permanecer tanto tempo e numa extensão tão grande é que constituiu uma surpresa", acrescentou Nuno Gomes, presidente da Associação de Nadadores Salvadores de Grândola. A bandeira verde foi sendo hasteada em todas as praias após a passagem do tubarão-tintureira. Há cerca de 2 anos, o aparecimento de um tubarão-frade causou o pânico nas praias de Vila Nova de Milfontes.

Grândola praias tubarão Pedo Carvalhal Alentejo golfinhos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)