Usar palavras-passe comuns e básicas assume-se como uma tendência em grande parte da população, sendo elas as principais responsáveis pelos ciberataques.
Devido à escassez de conhecimento, os utilizadores devem estar devidamente informados sobre os níveis de segurança das palavras-passe, pois se um hacker invadir uma determinada conta, são vários os riscos que o indivíduo pode ter de enfrentar. No "melhor" dos casos, o utilizador deixa de conseguir aceder às redes sociais ou Gmail, mas, por vezes, os ataques podem ter repercussões mais catastróficas.
A empresa 'NordPass' revelou as 25 palavras-passe mais comuns do Reino Unido. A lista de passwords foi reunida através do apoio de investigadores independentes, especializados em questões de cibersegurança.
Em 1º lugar na lista encontra-se a password "123456", seguida pela palavra-passe "password". Outras palavras-passe recorrentes estão associadas a nomes de bandas ou a equipas desportivas. "Macaco", "chocolate" e outro nomes comuns também tendem a ser bastante utilizados na Grã-Bretanha.
Os hackers, de forma a conseguirem aceder facilmente às contas, têm na sua posse um software especializado capaz de analisar inúmeras combinações por hora.
Nos últimos anos, são várias as empresas, nomeadamente a Apple e a Google, que têm tido um papel ativo neste âmbito, incentivando os utilizadores a utilizarem palavras-passe fortes.
Assim, uma boa password deve seguir os seguintes requisitos: ter no mínimo
oito caracteres, não deve conter o nome do utilizador ou da empresa, deve incluir uma
letra maiuscula, conter números e, pelo menos, um
símbolo (como & e %).
Segundo o 'The Sun', a lista de passwords que se devem evitar é a seguinte:
- 123456
- password
- liverpool
- password1
- 123456789
- 12345
- qwerty
- liverpool1
- charlie
- arsenal
- chelsea
- abc123
- 12345678
- football
- monkey
- arsenal1
- 1234567
- chocolate
- rangers
- 123123
- qwerty123
- welcome
- charlie1
- thomas
- qwerty1