Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Bebé de quatro meses e cinco crianças internados no Hospital da Estefânia com coronavírus

Hospital já internou pelo menos 30 crianças desde o início do mês de março.
Vanessa Fidalgo 1 de Abril de 2020 às 01:30
Hospital D. Estefânia
Hospital Dona Estefânia
Hospital D. Estefânia
Hospital D. Estefânia
Hospital Dona Estefânia
Hospital D. Estefânia
Hospital D. Estefânia
Hospital Dona Estefânia
Hospital D. Estefânia

Há um bebé, de quatro meses, infetado com o novo coronavírus e internado no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, a unidade de referência no que diz respeito à Pediatria.

Para além deste bebé, há ainda outras cinco crianças infetadas e internadas, nesta unidade hospitalar, com idades até aos 17 anos. Outras 16 "estão a ser tratadas em casa através de acompanhamento telefónico permanente do hospital e do delegado de saúde", revelou ao CM a responsável da unidade de Infetologia da Estefânia, Maria João Brito, esclarecendo, no entanto, que nenhuma das crianças internadas tem "necessidade de ventilação".

Atualmente, este hospital pediátrico dispõe apenas de dois ventiladores. A responsável da unidade de Infetologia considera que são suficientes tendo em conta o número de casos acolhidos. "Os mais novos não são tão infetados porque têm menos recetores naturais para o vírus e têm maior imunidade inata", explicou Maria João Brito. Desde o dia 9 de março, a Estefânia já internou pelo menos 30 crianças infetadas. Esta era a única unidade hospitalar pediátrica que, na fase de contenção (início do surto), recebia as crianças que testavam positivo para o novo coronavírus, seguindo assim as normas da Direção-Geral da Saúde.

"Apenas ficam internados os menores que apresentem sintomatologia compatível com os critérios de gravidade, como dificuldade respiratória, baixo nível de oxigénio no sangue ou pneumonia", esclareceu Maria João Brito, alertando, no entanto, que "qualquer criança pode vir a contrair o vírus".

PORMENORES
Suspeita no Júlio de Matos
O serviço de eletrochoque do Hospital Júlio de Matos, em Lisboa, foi encerrado por precaução devido à suspeita de um caso de Covid-19, revelou a Federação Nacional dos Médicos.

Nova unidade em 20 dias
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos vai construir no Hospital Pedro Hispano uma nova Unidade de Cuidados Intensivos com 11 quartos em 20 dias, para responder à "pressão" crescente causada pela pandemia de Covid-19.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)