Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Bebés de pais portugueses retidos na Europa de Leste

Fecho de fronteiras na Europa provocado pela pandemia de Covid-19 está a reter centenas de bebés gerados por gestação de substituição.
Correio da Manhã 24 de Maio de 2020 às 01:30
Autoridades revelaram imagens de bebés que esperam a chegada dos pais para os levaram para os seus países
Autoridades revelaram imagens de bebés que esperam a chegada dos pais para os levaram para os seus países FOTO: Direitos Reservados
O fecho de fronteiras na Europa provocado pela pandemia de Covid-19 está a reter centenas de bebés gerados por gestação de substituição em países do leste da Europa. Um casal português está há mais de dois meses à espera de poder voar para Tbilissi, na Geórgia, para poder ir buscar a filha, nascida a 28 de março.

De acordo com o ‘Expresso’, o casal decidiu recorrer a este método para poder concretizar o sonho de serem pais, uma vez que a mulher nasceu com um útero incapaz de gerar vida. Escolheram a Geórgia, onde a prática é legal e os valores mais acessíveis. Agora anseiam por uma solução, o mais brevemente possível, que os leve até àquele país para poderem finalmente conhecer a filha.

Mas há pelo menos mais um casal português na mesma situação e outro, já com o bebé, que não consegue regressar ao nosso país. Na Ucrânia, onde a prática das barrigas de aluguer também é permitida, há também portugueses com recém-nascidos retidos e outros que pretendem viajar em breve para ir buscar os novos elementos das suas famílias. Em meados deste mês, cerca de 100 bebés estavam retidos na Ucrânia, porque os pais estrangeiros não podem ir buscá-los, revelaram as autoridades.

Mas, se o confinamento for prolongado, outras crianças vão nascer, "podendo atingir o milhar". "O pessoal está a usar câmaras para comunicar com os pais [de vários continentes] e mostrar-lhes as suas crianças", Liudmila Denisova, com o pelouro dos direitos humanos no Parlamento de Kiev. Nestes países, o preço por uma barriga de aluguer ronda, em média, os 30 mil euros.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)