Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Câmara de Sintra distribui máscaras com erro no folheto de utilização

Enviada indicação incorreta sobre colocação com parte branca para fora. Autarquia admite e promete correção.
Bernardo Esteves 21 de Maio de 2020 às 09:17
Folheto e máscara distribuídos nas casas dos munícipes de Sintra
Folheto e máscara distribuídos nas casas dos munícipes de Sintra FOTO: Sérgio Lemos
A Câmara de Sintra está a oferecer um milhão de máscaras cirúrgicas aos seus munícipes, mas o processo ficou marcado por um erro que a autarquia já admitiu e que prometeu corrigir.

Milhares de pessoas começaram esta semana a receber as máscaras através do correio e algumas delas repararam num erro. O folheto com as instruções para utilização das máscaras recomenda que a colocação seja efetuada "com o lado branco para fora".

A forma correta de colocação deve ser exatamente a oposta, ou seja, com a parte azul para fora e a branca para dentro. Só desta forma as dobras ficam na posição mais indicada para reter as partículas, ficando também o parte branca e mais macia da máscara em contacto com a face.

Segundo fonte oficial da Câmara Municipal de Sintra garantiu ao Correio da Manhã, foram distribuídos por correio um total de 170 mil envelopes contendo cada um cinco máscaras, bem como um folheto com as instruções de utilização das mesmas.

A autarquia garante que apenas 1500 folhetos continham o erro sobre a forma de colocação. "A gralha foi detetada e até final desta semana vai chegar informação à casa das pessoas sobre a forma correta de utilização das máscaras", assegurou a mesma fonte da autarquia ao Correio da Manhã, frisando que, mesmo do avesso, a máscara oferece proteção, embora não da forma mais correta e confortável.

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, explica de forma simples como colocar corretamente estas máscaras: "As pregas do lado exterior devem apontar para baixo e as de dentro para cima. O arame [no interior da máscara] fica em cima e a face colorida virada para fora."

Já foram distribuídas 850 mil máscaras e faltam entregar 150 mil. Os munícipes podem recolher estas máscaras nos postos dos SMAS de Sintra.

GNR fiscaliza autocarros escolares
Com o regresso às aulas dos alunos de 11º e 12º anos, a GNR tem estado a fazer ações de sensibilização e fiscalização nos transportes escolares. Uma das ações decorreu junto à sede do agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros. "Estamos a verificar como é feito o transporte, se são utilizados todos os equipamentos de proteção individual por parte dos passageiros e se é cumprida a lotação e a desinfeção das viaturas", explicou João Sousa, comandante do Destacamento de Trânsito da GNR do distrito de Bragança.

Ventiladores a caminho de Portugal
Um avião fretado pelo Estado estava previsto partir na última madrugada de Pequim para transportar o primeiro carregamento de 500 ventiladores adquiridos por Portugal à China. Serão precisos, no total, quatro voos para transportar todos os ventiladores e restante equipamento de proteção médica, incluindo máscaras, luvas ou fatos de proteção química, entre compras do Estado e doações de privados. O segundo voo parte no sábado.

Refugiados vão sair de Loures
Depois da Câmara Municipal de Loures (CML) ter negado responsabilidade na instalação de 5 refugiados infetados no concelho, a Misericórdia de Lisboa informou a autarquia que o grupo vai ser retirado. A CML aprovou uma moção onde pede a retirada para espaço adequado ou a garantia de confinamento obrigatório. A ida de um refugiado a um supermercado obrigou ao fecho da loja.

Márcio ‘preso’ em Marrocos
Márcio Santos, 39 anos, está retido em Marrocos desde 17 de março. Estava a trabalhar no dia em que as fronteiras fecharam devido à pandemia e desde então têm-lhe sido travadas todas as tentativas de regressar a casa. "Estou há dois meses fechado em casa e nem direito tenho ao documento que me permite sair à rua para ir às compras", contou ao CM Márcio, natural de Alcains, Castelo Branco.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)