Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Caso positivo de coronavírus em Vila Real após rastreio antes da reabertura do pré-escolar

Concelho realizou ainda testes nos lares, a utentes e funcionários, nas creches e nas escolas secundárias.
Lusa 2 de Junho de 2020 às 12:43
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Nuno Alfarrobinha
O rastreio efetuado pela Câmara de Vila Real a cerca de 140 professores e funcionários do ensino pré-escolar da rede pública detetou um caso positivo de covid-19, informou a autarquia esta terça-feira.

De acordo com o município, a pessoa em causa já não regressou ao serviço na segunda-feira, dia em que os estabelecimentos de ensino do pré-escolar reabriram depois de cerca de dois meses e meio de portas encerradas.

Na sexta-feira foram testados cerca de 140 trabalhadores docentes e não docentes do ensino pré-escolar dos agrupamentos de escolas Diogo Cão e Monsenhor Jerónimo do Amaral.

Aquando do rastreio, o presidente da autarquia, Rui Santos, afirmou que a "segurança e a confiança, sobretudo na área da saúde, está sempre em primeiro lugar" e que o objetivo da iniciativa foi "dar confiança aos pais, aos professores e aos funcionários não docentes".

No concelho de Vila Real foram também já realizados testes nos lares, a utentes e funcionários, nas creches e nas escolas secundárias, antes da retoma das aulas presenciais a 18 de maio.

O rastreio efetuado então pela Câmara de Vila Real a 163 professores e funcionários do ensino secundário do concelho detetou também um caso positivo.

Na altura, a autarquia disse ter-se revelado "acertada a iniciativa de testar o pessoal docente e não docente, antes do reinício das aulas presenciais, pois evitou-se um eventual foco de propagação da doença".

De acordo com o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, o concelho de Vila Real contabiliza 154 pessoas infetadas com o novo coronavírus.

Portugal, segundo a DGS, contabiliza 1.424 mortos associados à covid-19 em 32.700 casos confirmados de infeção.

O país entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, que sexta-feira foi prolongado até 14 de junho, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Portugal tem vindo a concretizar um plano de desconfinamento e de retoma da economia, destacam-se na segunda-feira a abertura dos centros comerciais (à exceção da Área Metropolitana de Lisboa), dos ginásios ou das salas de espetáculos.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Vila Real Câmara de Vila Real DGS Portugal questões sociais coronavírus pandemia covid19
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)