Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
4

Centros comerciais de Lisboa fechados até dia 15 de junho

Levantamento de restrições fica dependente de avaliação na próxima semana. Cinco focos na área da capital.
João Saramago 5 de Junho de 2020 às 08:15
Centro comercial
Centro comercial FOTO: Miguel Baltazar
O Governo prevê levantar as restrições ao desconfinamento na Área Metropolitana de Lisboa a partir de dia 15, revelou esta quinta-feira o primeiro-ministro. "A convicção que temos é que no próximo Conselho de Ministros, terça-feira, estaremos em condições de levantar as restrições que subsistem", afirmou António Costa após a reunião do executivo em que foi aprovado o programa de resposta à pandemia de Covid-19.

Entre as medidas tomadas figuram a manutenção do fecho dos centros comerciais , a limitação dos ajuntamentos a 10 pessoas e o reforço da vigilância epidemiológica. Dos 18 municípios que integram a Grande Lisboa, 5 entre os mais populosos concentram focos de infeção. "Os focos estão muito bem delimitados, em trabalhadores de empresas de trabalho temporário ou no setor da construção civil", disse António Costa.

Esta quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, manifestou-se surpreendido com o anúncio da ministra do Comércio de Espanha, María Reyes Maroto, da reabertura das fronteiras comuns a 22 de junho. O Governo espanhol esclareceu mais tarde que a abertura das fronteiras à "mobilidade internacional segura" terá lugar a partir de 1 de julho. A mudança de posição de Madrid teve lugar depois de Lisboa ter pedido "esclarecimentos".
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)