Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Cerca de 29 mil trabalhadores de creches vão ser testados ao coronavírus

Programa de testes de diagnóstico é promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Lusa 1 de Maio de 2020 às 19:19
Testes ao coronavírus
Testes ao coronavírus FOTO: EPA/ALESSANDRO DI MEO
Cerca de 29 mil trabalhadores de mais de 2.000 creches vão ser testados ao coronavírus que causa a doença covid-19, num programa nacional de rastreio que se inicia no sábado, anunciou o Governo esta sexta-feira.

O programa de testes de diagnóstico é promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), que, em comunicado, assinala que a iniciativa antecede a reabertura das creches, prevista para 18 de maio.

Na segunda-feira, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, vai acompanhar a testagem no Centro de Promoção Social da Alta de Lisboa.

O programa é operacionalizado no país pelos secretários de Estado responsáveis pela coordenação regional, em articulação com as autoridades de saúde locais, os centros distritais da Segurança Social e as autarquias.

A iniciativa é promovida pelo MTSSS, em parceria com o Ministério da Saúde e laboratórios de instituições científicas e académicas certificados pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e em articulação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

Portugal contabiliza 1.007 mortos associados à covid-19 em 25.351 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde sobre a pandemia divulgado hoje.

Das pessoas infetadas, 892 estão hospitalizadas, das quais 154 em unidades de cuidados intensivos, sendo que o número de casos recuperados é 1.647.

O país, em estado de emergência até sábado, vai passar no domingo a estado de calamidade, que se traduz na aplicação faseada de medidas de desconfinamento, aprovadas na quinta-feira pelo Governo.

Uma das medidas é a reabertura em 18 de maio das creches, encerradas desde 16 de março, na sequência das medidas extraordinárias e urgentes decretadas pelo Governo para conter a pandemia da covid-19.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)