Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Governo anunciou novas medidas restritivas. Reveja o discurso de António Costa

Aumento dos casos de Covid-19 levou o Governo a tomar novas medidas para evitar propagação da pandemia.
Correio da Manhã 21 de Janeiro de 2021 às 14:38
Conselho de Ministros reunido. António Costa apresenta novas medidas hoje
Conselho de Ministros reunido. António Costa apresenta novas medidas hoje FOTO: Lusa
O Conselho de Ministros voltou a reunir-se esta quinta-feira e foi aprovado o encerramento das escolas durante os próximos 15 dias. As famílias com filhos com idade igual ou inferior a 12 anos vão receber apoios do Estado.


Reveja o discurso do primeiro-ministro António Costa



Pais de crianças até 12 anos com faltas justificadas e apoio de 66% do vencimento
Os pais de crianças até 12 anos terão direito a faltas justificadas ao trabalho e a um apoio idêntico ao que foi dado na primeira fase do confinamento, em março, disse esta quinta-feira o primeiro-ministro.

Neste quadro, são adotadas medidas para apoiar famílias com crianças com idade igual ou inferior a 12 anos, disse António Costa.

Os pais "terão faltas justificadas ao trabalho, se não estiverem em teletrabalho, e um apoio idêntico ao que foi dado na primeira fase do confinamento", que corresponde a 66% da remuneração, adiantou o primeiro-ministro.

Tribunais abertos só para atos urgentes durante confinamento
Os tribunais de primeira instância vão voltar a encerrar, exceto para atos processuais urgentes, devido ao agravamento da pandemia de covid-19, determinou esta quinta-feira o Governo.

Segundo o primeiro-ministro os tribunais estarão encerrados para atos não urgentes a partir de sexta-feira e durante 15 dias.

"Quanto aos tribunais, são suspensos os prazos de todos os processos não urgentes", afirmou António Costa, após uma reunião do conselho de ministros.


Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
País António Costa Conselho de Ministros política covid-19
Ver comentários