Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

CM e EDP unem-se para doar meio milhão de euros a lares de idosos. Saiba como ajudar

Iniciativa aberta à participação dos leitores. A sua chamada faz a diferença.
Correio da Manhã 30 de Março de 2020 às 09:10
A carregar o vídeo ...
CM e EDP unem-se para doar meio milhão de euros a lares de idosos. Saiba como ajudar

O CM e a EDP uniram-se para ajudar quem mais precisa na pandemia de Covid-19: a população idosa residente em lares, de norte a sul do País. A iniciativa ‘Heróis de Máscaras’, uma parceria exclusiva da EDP Solidária, programa de apoio social da Fundação EDP, do CM e da CMTV arranca esta segunda-feira e vai disponibilizar meio milhão de euros para aquisição de máscaras, luvas e batas descartáveis para lares de idosos.

Uma ação que contará também - e como sempre - com a participação dos nossos leitores e telespectadores que se queiram unir a esta onda de solidariedade. Basta ligar o 760 204 045 (custo da chamada: 0,60€ + IVA à taxa legal em vigor). Toda a margem líquida da verba resultantes destas chamadas reverterá para a campanha ‘Heróis de Máscara’. A sua chamada faz a diferença.

As instituições beneficiárias deste programa terão de cumprir os seguintes requisitos: serem instituições particulares de solidariedade social ou legalmente equiparadas; desenvolverem a resposta ‘lar de idosos’ com acordo de cooperação com a Segurança Social ou licença de funcionamento; e prestarem cuidados a um mínimo de 30 utentes.

Esta iniciativa, desenvolvida em articulação com o Ministério de Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, permitiu identificar cerca de 300 instituições com necessidades muito prementes de equipamentos para prestação de cuidados aos seus utentes.

A entrega dos equipamentos às instituições será realizada pelos centros distritais da segurança social.

A Fundação EDP compromete-se a disponibilizar 500 mil de euros em equipamentos de proteção individual (máscaras cirúrgicas, luvas e batas descartáveis com punhos elásticos), utilizando metade da verba destinada ao programa EDP Solidária para 2020. A outra metade (meio milhão) foi já canalizada este ano para apoiar o investimento do Grupo EDP na aquisição de 50 ventiladores e 200 monitores médicos para o SNS.

Octávio Ribeiro, diretor-geral CM/CMTV
"Dotar lares de maior segurança" 
O momento é de união e comunhão de esforços. Os lares de idosos, à semelhança dos outros setores de atividade, não estavam preparados para a chegada desta pandemia. Com a EDP como poderoso parceiro tudo faremos, junto com os nossos leitores, para
dotar os lares de maior segurança neste combate vital.

António Mexia, presidente da EDP
"Ninguém
pode ficar indiferente"
A situação de pandemia que todos enfrentamos exige respostas rápidas e o envolvimento de todos. Temos de agir como uma comunidade solidária para fazer face  a um problema que é coletivo e a que ninguém pode ficar indiferente.  A EDP associa-se ao CM  e à CMTV para ajudar quem mais precisa: os idosos que estão em lares, mas também quem trabalha nestas instituições. Os portugueses podem contar com a EDP para ultrapassar esta crise.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)