Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Contágio de coronavírus acelera em Portugal desde há três dias

Taxa de crescimento de novos casos está a aumentar desde quarta-feira. Autoridades dizem que é cedo para culpar desconfinamento.
Miguel Balança 9 de Maio de 2020 às 09:53
Boletim apresentado ontem revela que o número de doentes recuperados já representa 8,9% do total de casos
Boletim apresentado ontem revela que o número de doentes recuperados já representa 8,9% do total de casos FOTO: Lusa
O número de infetados pelo novo coronavírus em Portugal aumentou esta sexta-feira (+2,1%) para 27 268. Em 24 horas foram registados 553 novos casos. A taxa de crescimento, que volta a superar os dois por cento, acelera pelo terceiro dia consecutivo. A tendência traçada na quarta-feira (+1,9%) foi confirmada no dia seguinte (+2,04%). Vive-se a primeira semana após o fim do estado de emergência.

"Se isto já é reflexo do desconfinamento? Talvez seja cedo [para o concluir]", apontou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, para quem o ritmo de crescimento tende a estar relacionado com o aumento do número de testes - sobretudo entre profissionais de saúde e lares -, bem como com o surto na Avipronto, Azambuja, em que mais de 100 trabalhadores da empresa testaram positivo.

"Esta epidemia não acabou, desconfinar não é abrandar", sublinhou o secretário de Estado da Saúde, a abrir a conferência de imprensa. Para António Lacerda Sales, é ainda prematuro avaliar a retoma da atividade hospitalar suspensa com a pandemia, embora aparente "decorrer a um bom ritmo". Quanto à linha SNS24, garante para já a "normalização" do atendimento: o tempo médio de espera foi de 44 segundos na quinta-feira.

O número de recuperados, que esta sexta-feira chegou aos 2422 (+164), representando 8,9 por cento do total de casos confirmados, tende a disparar nos próximos dias. O boletim epidemiológico vai passar a incluir quem, fora dos hospitais, recuperou da Covid-19 em casa.

Normas na gravidez e parto para rever
"Uma das prioridades é a revisão das normas dos partos", disse esta sexta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, sem adiantar data para a alteração. A norma dita que não deve haver contacto "pele com pele" entre mãe e bebé.

Governo não sabe quantas pessoas foram testadas
O secretário de Estado da Saúde anunciou esta sexta-feira que já foram feitos mais de meio milhão de testes à Covid-19. A média diária foi de 12 400, entre 1 e 6 de maio. Desconhece é quantas pessoas já foram testadas, assume.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)