Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

Convívio entre familiares origina novos surtos

Encontro de familiares, em especial no Algarve, motiva alerta da autoridade.
Edgar Nascimento 8 de Agosto de 2020 às 10:07
Convívio entre famílias pode agravar contágios por Covid-19
Convívio entre famílias pode agravar contágios por Covid-19 FOTO: Direitos Reservados
Os encontros familiares são agora a principal preocupação da Direção-Geral da Saúde: muitos dos atuais 178 surtos de Covid-19 estão relacionados com a socialização entre as famílias, em especial no Algarve, alertou Rui Portugal, subdiretor-geral da Saúde.

“Apesar de serem da mesma família e terem os mesmos apelidos, têm de perceber que se estiverem em núcleos diferentes podem ocorrer contágios de uns para outros núcleos da mesma família”, alertou, pedindo a todos que continuem a manter as regras de distanciamento físico. Rui Portugal lembrou ainda que o perigo não se circunscreve aos grupos de jovens: “Nesta fase, muita atenção ao risco que ocorre a ajuntamento de caráter mais social, para todas a gerações”. Há 3 meses a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, referiu que a convivência entre netos e avós jovens, sem fatores de risco, não envolve “nenhum risco acrescido para uma população mais vulnerável”. De quinta-feira para esta sexta houve 290 novos casos, o número mais alto desde 24 de julho.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Direção-Geral da Saúde Algarve Covid-19 Rui Portugal Saúde questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)