Desde 2020 que abraçar tornou-se praticamente uma miragem. Com o início da pandemia, os abraços e beijos foram abolidos da sociedade, numa tentativa desenfreada de travar o novo coronavírus.
Os utentes dos lares foram os que mais sentiram a falta de afeto e, numa tentativa de colmatar a situação, a Associação para o Desenvolvimento Integra de Barrosas, em Felgueiras, em colaboração com a Câmara Municipal, proporcionou aos utentes um momento de afeto com os familiares.
O momento foi registado e publicado nas redes sociais. "Foi possível concretizar um gesto que estava em suspenso desde março de 2020 - o ABRAÇO - entre os nossos Seniores e seus queridos familiares. Logisticamente, não foi possível com todos, mas esperamos que estes abraços sejam novamente uma realidade para todos, sem excepção", escreveu a instituição, lembrando ainda que "terminámos a semana num lugar onde a palavra "equipa" é segredo para explicar a felicidade de quem lá vive e trabalha". Recorde-se que Barrosas foi um dos locais do concelho de Felgueiras mais fustigado pela pandemia, na primeira vaga.
A situação levou mesmo ao encerramento das escolas do concelho, antes mesmo da decisão ter abrangido o resto do país.