Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Dançar contra a Covid-19: ‘Desafio Jerusalema’ salta para a fama mundial após fazer furor em Portugal

Conheça a coreografia que até CR7 já dançou. Tema sul-africano com passos angolanos torna-se hino à esperança.
Correio da Manhã 26 de Setembro de 2020 às 10:40
Jerusalema Challenge
Jerusalema Challenge FOTO: DR
Se é adepto do TikTok ou até mesmo do YouTube, Facebook ou Instagram, certemente que já se deparou com o 'Jerusalema Challenge' ou 'Desafio Jerusalema', em que um grupo de pessoas dança uma coreografia animada ao som do tema 'Jerusalema' de Master KG e Nomcebo Zikode, sempre respeitando as normas de distânciamento aconselhadas pela OMS e pela DGS. A coreografia, que permite que os dançarinos nunca tenham contacto e mantenham a distância dee segurança, passou por Portugal e, agora, tornou-se num fenómeno mundial, sendo um hino à esperança no combate à pandemia de Covid-19 que assola o mundo.

Talvez não saiba, mas o tema é de 2019 e fez sucesso no final do ano passado na África do Sul, de onde são os dois artistas responsáveis pela música. A dança 'Jerusalema' é, no entanto, criada por um grupo de amigos em Angola que fez um vídeo com os passos ainda antes de serem decretados períodos de confinamento em todo o globo, em meados de fevereiro.

A dança, cujos passos são muito fáceis, depressa ganhou adeptos em Portugal, que se tornou plataforma de lançamento para a 'moda' a nível mundial. "É uma dança do povo de angola, que Portugal seguiu e depois se tornou viral a partir desse ponto", explica Master KG ao Sowetan.

Não tardou a que a dança fosse usada em pedidos de casamento, feitas por famílias, equipas de enfermeiros, polícias, médicos, freiras, empregados de mesa, trabalhadores aeroportuários e de companhias aéreas e... até Cristiano Ronaldo!

Num vídeo que o craque português partilhou em agosto, é possível ver Ronaldo animado a fazer alguns passos da famosa coreografia.



"Obrigado por apoiares a Jerusalema", agradece o autor do tema nos comentários da publicação.

Veja o vídeo da dança original e inspire-se nas várias versões do desafio que o CM lhe mostra e ponha os seus dotes de dança 'anticovid' à prova.












Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários