Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Descarga ilegal terá matado dezenas de patos-reais em Sintra, Cascais e Oeiras

Aves que vivem na ribeira da Lage têm sido encontradas mortas nas margens e na água.
Sandro Bettencourt 22 de Agosto de 2020 às 10:18
A carregar o vídeo ...
Descarga ilegal terá matado dezenas de patos-reais em Sintra, Cascais e Oeiras
Dezenas de patos têm aparecido mortos nas últimas semanas nas margens e na água da ribeira da Lage, que atravessa os concelhos de Sintra, Cascais e Oeiras.

A denúncia foi feita nas redes sociais, após terem surgido nos últimos dias vários cadáveres junto ao Jardim Municipal de Oeiras. Leitores do Correio da Manhã relatam que também já surgiram patos mortos na zona das Mercês (Sintra), mais próximo da nascente da ribeira da Lage. O CM sabe que há suspeita de que na origem da mortandade possam estar descargas ilegais a montante de Rio de Mouro.

A denúncia da morte de dezenas de patos foi feita por um utilizador do grupo de Facebook ‘Gosto e Falo de Oeiras’. Publicou fotos dos patos, comentando que alguns animais estavam “já em decomposição e outros, ainda vivos, em agonia”.

O Centro de Apoio ao Animal foi contactado, tendo solicitado ao Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras a recolha dos animais.

Segundo a autarquia de Oeiras, foram realizadas várias análises à água, tendo sido concluído que não estão contaminadas. Fonte da autarquia oeirense explicou ao CM que foram pedidas mais análises, após as autópsias realizadas aos patos-reais, e que de acordo com os resultados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Investigação Animal e Veterinária, “não há intoxicação virológica ou bacteriológica”.

Os patos, acrescentou a mesma fonte, “morreram em parte seca e onde existiam restos de alimentos”, o que poderá também indiciar envenenamento, voluntário ou involuntário, da parte de pessoas que alimentam as aves na zona do Jardim Municipal de Oeiras.

A ribeira da Lage nasce na zona do Casal de São José (Mem Martins) e passa pelas Mercês e Rio de Mouro (Sintra), Talaíde (Cascais) e pela Lage e Oeiras, desaguando junto à praia de Santo Amaro de Oeiras.



saiba mais

16
A ribeira da Lage nasce na encosta oriental da serra de Sintra, na zona do Casal de São José. Tem uma extensão de 16 quilómetros e atravessa os concelhos de Sintra, Cascais e desagua no rio Tejo, em Santo Amaro de Oeiras.

Pato-real
O pato-real (Anas platyrhynchos) habita áreas temperadas e subtropicais da América do Norte, Europa e Ásia. Os machos têm cabeça de cor verde iridescente e asas e barriga cinzenta; as fêmeas têm uma plumagem castanha salpicada.
Ver comentários