Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
8

ERS alerta para reforço do atendimento a grávidas durante pandemia de coronavírus. Leia as recomendações

Entidade Reguladora da Saúde publicou também novo documento de pergunta e respostas sobre o tema.
Correio da Manhã 3 de Julho de 2020 às 15:11
Grávida
Grávida FOTO: Getty Images

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu um novo Alerta de Supervisão sobre o acesso à prestação de cuidados de saúde por utentes grávidas no contexto da actual pandemia de coronavírus.

O organismo adianta que "tomou conhecimento, quer da existência de constrangimentos no acesso de utentes grávidas à realização de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) essenciais à vigilância da gravidez, quer da existência de restrições no exercício do direito ao acompanhamento durante o trabalho de parto" e por isso que também "prevenir os prestadores de cuidados de saúde para a necessidade de cumprimento das demais medidas estabelecidas" nas Orientação da DGS sobre a gravidez e parto no âmbito da Covid-19.

A ERS alerta então que "deve ser garantido o acompanhamento preconizado das utentes grávidas, em todas as fases da gestação, privilegiando-se, sempre que possível, os meios não presenciais de prestação de cuidados de saúde"  assim como se deve garantir o acesso de meios complementares de diagnóstico e terapêutica a estas utentes.

A ERS informa ainda que atualizou o documento de perguntas e respostas frequentes sobre o tema da gravidez no âmbito da pandemia de coronavírus.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
ERS Entidade Reguladora da Saúde Alerta de Supervisão saúde organizações de saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)