Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Esqueceu-se de validar as suas faturas? Tem mais um dia para o fazer

Decisão deve-se à grande afluência de acessos que se verificou esta terça-feira.
SÁBADO 26 de Fevereiro de 2020 às 12:00
Portal e-fatura
Portal e-fatura FOTO: Sérgio Lemos
O prazo final para a validação de faturas eram as 23h59 desta terça-feira, 25, mas as Finanças decidiram dar mais um dia aos contribuintes para o fazerem. A decisão deve-se à grande afluência de acessos que se verificou esta terça-feira e que causou alguns "constrangimentos temporários" no sistema.

"Tendo sido verificados constrangimentos temporários no acesso ao e-fatura para confirmação de faturas entre as 18h00 e as 24h00 do dia 25 de fevereiro de 2020, que podem ter condicionado alguns contribuintes na validação das suas faturas, a Autoridade Tributária informa que aquele sistema continua disponível durante o dia 26 de fevereiro de 2020 para esse efeito", refere a nota da Autoridade Tributária.

Só nesta terça-feira foram validadas mais de 33 milhões de faturas e "no intervalo horário em que se verificaram aqueles constrangimentos, os contribuintes validaram ainda assim mais de 2,2 milhões de fatura por hora", refere a AT.

A validação das faturas é um passo indispensável para que o Fisco possa fazer o pré-preenchimento automático das declarações de IRS.
economia negócios e finanças economia (geral) faturas portal das finanças irs validação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)