Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

"Esta pandemia é uma lição de vida": Marcelo volta a vestir pele de professor na telescola

Presidente da República lembrou um ano letivo particularmente difícil para todos: alunos, pais e professores.
Ana Maria Ribeiro 16 de Junho de 2020 às 08:23
Marcelo Rebelo de Sousa na rúbrica 'Estudo em Casa'
Marcelo Rebelo de Sousa na rúbrica 'Estudo em Casa' FOTO: Direitos Reservados
"Muito boa tarde, chamo-me Marcelo Rebelo de Sousa, sou professor de jovens mais velhos do que vocês, mas hoje vou matar saudades dos milhares de aulas que dei ao longo da vida". Eis como o Presidente da República se apresentou esta segunda-feira na rubrica ‘Estudo em Casa’, da RTP.

Em cerca de 30 minutos, falou da pandemia de Covid-19 e dos sacrifícios que os portugueses fizeram para a controlar. Nomeadamente estudantes, professores e pais. “Este terceiro período foi o mundo de pernas para o ar”, disse. “Pode acontecer que o ano tenha corrido melhor ou pior para vocês. Se correu bem, parabéns. Se correu menos bem, não fiquem desanimados. A grande aula da vossa vida foi terem vivido o que viveram”, disse o Presidente da República, na pele de professor.

No final da sessão, disse aos jornalistas que Portugal tem de estar unido e que é preciso “diálogo e convergência quanto àquilo que vai ser a brutal crise social e económica que vamos enfrentar”. Questionado sobre a vandalização da estátua do Padre António Vieira, disse que “demonstrou não só ignorância como imbecilidade”, e lembrou que o orador português foi, no seu tempo, “progressista” e “perseguido pelos colonos, pela corte e pela Inquisição”.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários