Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
3

Estudantes infetados com Covid-19 alojados sem condições em Lisboa

"Temos de partilhar uma sanita com todos os que estão neste andar", diz Margarida Simões.
Bernardo Esteves 21 de Outubro de 2020 às 08:34
Quarto onde alunos estão alojados em Lisboa
Quarto onde alunos estão alojados em Lisboa FOTO: Direitos Reservados
Estudantes da Universidade de Lisboa que estavam em residências universitárias dos serviços de ação social foram infetados com o novo coronavírus e queixam-se de estar alojados sem condições na Pousada da Juventude de Lisboa.

“Estava na residência do Príncipe Real, na quinta-feira testei positivo e puseram-me juntamente com outras três alunas infetadas num quarto minúsculo onde nem as malas cabiam”, conta ao CM Margarida Simões, estudante na Faculdade de Letras, acrescentando: “Temos de partilhar uma sanita com todos os que estão neste andar. Tenho restrições alimentares e isso não é tido em conta. Só nos dão arroz com cenoura e tivemos de pedir ajuda a amigos para comer.”

A Universidade de Lisboa diz que a decisão de transferir os alunos infetados foi da autoridade de saúde e acusa os alunos de ativismo político. “A decisão é da autoridade de saúde, que gere a operação, provavelmente em conjunto com a câmara”, disse ao CM o reitor Cruz Serra, acrescentando: “Dos sete estudantes lá alojados, cinco nada reivindicam. Estão a agarrar numa ativista política e a amplificar”.

Uma das estudantes, Mariana Gomes, pertence ao movimento Brigada Estudantil, que denunciou a situação. 

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários